Aglomerações e circulação de pessoas nas ruas geram mais denúncias em Bento

Desde segunda-feira, dia 6, com a retomada gradual das atividades em Bento Gonçalves a movimentação em vias públicas tem chamado a atenção em meio a pandemia do coronavírus. Parte de economia foi reativada, entretanto, o número de pessoas que passou a circular culminou com novas denúncias aos órgãos competentes.

Desde 20 de março até domingo, dia 5, de acordo com dados obtidos pela Rádio Difusora solicitados para Prefeitura Municipal, foram 385 verificações através do número 153 ou pela ouvidoria (Fala Cidadão), 316 fiscalizações e orientações com patrulhas preventivas, 26 estabelecimentos autuados e outros 24 interditados.

Conforme o secretário municipal de Segurança, Diego Caetano de Souza, o principal objetivo é de “salvaguardar a saúde da população dando conta da gravidade da doença (Covid-19)”. Contudo, ele salienta que no início “as pessoas estavam colaborativas e preocupadas, mas com o passar do tempo começaram a ficar menos em casa”.

O titular da pasta que tem acompanhado o trabalho de fiscalização de órgãos como GCM – Guarda Civil Municipal, fiscais da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, DMT – Departamento Municipal de Trânsito – e Brigada Militar, comentou ainda de que “o número de denúncias de aglomerações ou estabelecimentos descumprindo o Decreto continua grande”.

Sobre as enormes filas que se formaram principalmente na parte externa de agências bancárias desde segunda, a população chegou a ser abordada, mas a justificativa era que “precisavam pagar contas e não tinham domínio dos meios eletrônicos” para fazer a distância, acrescentou o Secretário. Ele lamentou o fato de que quando a fiscalização afastava-se, as pessoas voltavam a se aglomerar.

Se eventualmente moradores necessitarem de mais informações são disponíveis para esclarecimento, os contatos abaixo.

O 153 ou o fone da fiscalização da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico no 54-9 92693957. Ainda fica disponível a Central Coronavírus no fonte 54-30557017.

 

Fonte: Felipe Machado – Central de Jornalismo da Difusora

 

error: Conteúdo Protegido