O combate ao mosquito Aedes aegypti tem ocorrido de forma diária em Bento Gonçalves, sendo realizado de forma intensa pela Secretaria da Saúde (SMS), através do trabalho dos agentes de endemias do município. Os profissionais realizam visitas em espaços públicos, residências, empresas, dentre outros locais com possíveis criadouros. Até o momento foram encontrados mais de 150 focos e registrados 73 casos da doença e 51 em investigação. O município já registrou também pelo menos três casos de chikungunya.
Nesta terça-feira (09), os agentes de endemias iniciaram um forte trabalho de desinsetização (o chamado fumacê), no bairro Vila Nova II. As ações ocorrem ao longo de toda a semana e irão compreender as seguintes ruas: Arlindo Menegotto, Antônio Somenzi, Aurélio Peruffo, Maria de Berrnardi, José Caetano, Ângelo Bortolini, Arnaldo Audibert, João Pedro dos Santos, Olívio Pelinzer, Amelia Beluzo Ferrari, Davi Calegari, Severino da silva e Evalino Bonatto.
Os agentes orientam que no momento da pulverização as portas e janelas fiquem abertas para ação do produto. O agente de combate às endemias, Dener Salvador, comentou sobre a ação. “Estamos trabalhando forte no combate ao Aedes aegypti. Nós sempre reforçamos para que a população não deixe materiais que possam acumular água nas redondezas de suas residências. É preciso ter a conscientização para eixar os pátios limpos, e assim evitar o aparecimento do mosquito”.
A médica veterinária da Vigilância Ambiental, Analiz Zattera, também destacou sobre o serviço e os cuidados que a população deve tomar. “Nós temos realizado ações pelos bairros, em residências, escolas, empresas, além dos mutirões de coletas de lixo em parceria com o meio ambiente. Mesmo com todo esse trabalho, reforço que é essencial termos a consciência para diminuir os locais de proliferação do mosquito, para que ocorra a diminuição da população destes insetos”.
Locais como terrenos baldios sujos ou depósitos de lixo em vias públicas devem ser denunciados pelo 0800-9796-866.
Sobre o mosquito
O Aedes aegypti tem, em média, menos de 1 centímetro de tamanho, é escuro e com riscos brancos nas patas, cabeça e corpo. Com hábitos diurnos, sobretudo ao amanhecer e ao entardecer, o inseto (apenas a fêmea) se alimenta basicamente de sangue humano.
A reprodução acontece em água parada (limpa ou suja), onde os ovos são depositados.
Os principais sintomas da dengue são:
Febre alta (maior que 38.5°C) de início abrupto e que dura entre 2 e 7 dias
Dores musculares intensas
Dor ao movimentar os olhos
Mal-estar
Falta de apetite
Dor de cabeça
Manchas vermelhas no corpo
Ao apresentar os sintomas, é muito importante procurar a Unidade de saúde mais próxima, para diagnóstico e tratamento adequados
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves