Agentes de endemias falam sobre o trabalho contra a dengue em Bento Gonçalves

Na manhã desta quarta-feira, 6, a Rádio Difusora recebeu a presença de agentes de endemias da Secretaria da Saúde de Bento Gonçalves, Sérgio Grasseli e Marcos Benitez, que falaram sobre os trabalhos diários realizados no enfrentamento ao mosquito da dengue, Aedes Aegipty.

No decorrer desta manhã, os serviços de vistorias e orientações foram realizados no Bairro Juventude da Enologia, em função de o referido bairro ter registrado um caso positivo da doença. Ao total, Bento Gonçalves já registra 19 casos de dengue. Felizmente, nenhum óbito em função da doença foi registrado até o momento.

O agente Sérgio Grasseli destacou as principais orientações repassadas a comunidade no dia a dia:

“Cuidar o acúmulo de água parada em pneus, vasos de plantas. Pedimos para que sejam eliminados ou para que seja colocada areia. Caixas de areia devem ser vedadas. Ladrão nas caixas da água devem ser tampadas. Retirar pneus das casas e coloca-los em locais onde não chova.”, afirmou.

Sintomas da dengue

Febre alta, com mais de 39 graus, manchas vermelhas na pele, dor atrás dos olhos. No caso destes sintomas, os agentes recomendam que se procure a unidade de saúde mais próximo e salientam o perigo da auto-medicação.

O agente Marcos Benitez afirmou que em torno de 70 casas foram visitadas no Bairro Juventude da Enologia e ressaltou a importância deste trabalho junto às famílias.

“É importante que a população nos recebe para que possamos fazer este trabalho de suma importância para toda a comunidade. Fica o apelo para que os munícipes atendam os agentes de endemias. O cronograma de visitas é agendado conforme a demanda dos bairros em locais com maior número de focos da doença.”, destacou.

O Bairro Vila Nova II, que no ano passado registrou mais de 100 casos, este ano não apresentou nenhum caso, muito em função do trabalho orientativo que é realizado no local. Também são atendidas pelos agentes situações de denúncias envolvendo casos de acúmulos de lixos e proliferação de larvas de mosquitos, como piscinas sujas e que não foram esvaziadas.

O telefone para solicitar informações sobre dengue e também denunciar alvos de poluição, acúmulos de lixo e que podem gerar infestações do mosquito é o 30557265.

Jornalismo Difusora – Gabriel Pfeifer

error: Conteúdo Protegido