Agentes da Pastoral da Comunicação vindos de diversas partes do Brasil estão reunidos, de 22 a 24 de julho, no Mosteiro de Itaici, em Indaiatuba-SP, para o 7º Encontro Nacional da Pascom, que traz o tema “Comunicação e sinodalidade: comunhão, participação e missão”. Estes mais de 250 agentes da Pascom se unem a outros 300 que participam de forma remota, visto que, pela primeira vez o encontro está sendo realizado em formato hibrido.
O encontro foi aberto, oficialmente, no final da tarde de sexta-feira, 22 de julho, no Auditório Rainha dos Apóstolos. Durante a solenidade, foi entregue à Irmã Helena Corazza o Prêmio Comunicadora de Paz, entregue pelo presidente da Signis Brasil, Alessandro Gomes.
A primeira Conferência do encontro foi com o padre Sérgio Leal, de Portugal, que tratou sobre a temática do evento, comunicação e sinodalidade, destacando o momento presente da caminhada eclesial. Segundo ele, comunhão, participação e missão precisam ser pilares do agir missionário do comunicador cristão. “Fazer caminho sinodal é gerar processos. Sinodalidade é um caminho de conversão pastoral. É falar com liberdade e escutar com humildade”, destacou. O padre salientou, ainda, que o caminho da sinodalidade é um caminho aberto para ouvirmos o Espirito Santo. “Sinodalidade não é, necessariamente, um regime democrático, mas é um consenso apoiado numa decisão com o exercício de discernimento”, disse.
O encontro seguiu com roda de conversa sobre “Igreja Sinodal: perspectivas e desafios”, com a participação do padre Aquino Júnor e Irmã Teresinha Mendonça Del’Acqua e, após, partilhas de experiências de articulações na Pascom.
Pascom de Norte a Sul do Brasil em comunhão, na participação e na missão
A espiritualidade do caminhar juntos é chamada a tornar-se princípio educativo para a formação da pessoa humana e do cristão. Foi este espírito de andar juntos que motivou muitos pasconeiros(as) a participar do encontro deste ano. A Diocese de Caxias do Sul está representada no 7º Encontro Nacional da Pastoral da Comunicação. Participam o assessor de comunicação, Felipe Padilha, e o publicitário Maurício Poletto Deon, que atuou no desenvolvimento do projeto do novo site da Diocese e do sistema diocesano de integração.
Em Itaici, os jovens irão apresentar o case do projeto diocesano de integração que leva em conta os sites da Diocese e das paróquias. O bate-papo será durante o Grupo de Trabalho (GT) de Produção, que é uma das quatro linhas de ação da Pascom, segundo os documentos da Igreja. Outros comunicadores de paróquias e comunidades da região também participam da atividade no formato remoto. Do Regional Sul 3 da CNBB, são oito representantes de forma presencial.
Com informação da Pascom Brasil
Por Greice Pozzatto, coordenadora da Pascom Regional Sul 3
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor