A Secretaria de Cultura e o Conselho Municipal de Política Cultural de Bento Gonçalves estão promovendo as Pré-Conferências de Cultura para a construção coletiva do plano decenal da área que vai vigorar de 2026-2036. Os trabalhos junto aos representantes dos segmentos iniciaram em 11 de setembro e se encerram em 13 de outubro. São 14 eixos estruturantes do cenário artístico e cultural de Bento Gonçalves, configurando uma nova cartografia dos grupos sociais, assegurando o reconhecimento e valorização das comunidades, tradições e expressões contemporâneas.
Nesta semana, a agenda das pré-conferências inicia na segunda-feira, 29 de setembro, com Artes Cênicas (teatro, circo, ópera e congêneres). Na quarta-feira, 1º de outubro, será o segmento Dança, e, no dia 04 de outubro, Artes Visuais. O local dos encontros é na Fundação Casa das Artes.
As Pré-Conferências têm papel estratégico: são espaços de escuta e participação que levantam diagnósticos, discutem propostas e organizam ideias que irão compor o documento-base a ser validado na Conferência Municipal de Cultura. A metodologia é dividida em três etapas — exposição sobre legislação e instrumentos de gestão cultural, rodas de conversa e sistematização das propostas —, assegurando que todas as vozes sejam ouvidas de maneira igualitária.
Programação Pré-Conferências de Cultura – Local: Fundação Casa das Artes
29/09 – 18h30 – Artes Cênicas (teatro, circo, ópera e congêneres)
01/10 – 18h30 – Dança
04/10 – 8h30 – Artes Visuais, Design e Artesanato
07/10 – 18h30 – Literatura, Livro e Leitura
09/10 – 18h30 – Música
11/10 – 8h30 – Produção Cultural, Técnicos e Economia Criativa
13/10 – 18h30 – Patrimônio Cultural (material, imaterial, memória e museus)
Fonte e foto :Assessoria de Comunicação – Prefeitura
Hospital Tacchini reduz até 75% do tempo de autorizações SUS com projeto Trilha Digital
Comissão promove palestra sobre prevenção e diagnóstico do câncer infantil em Bento
Casa das Artes, em Bento, recebe a exposição “O Antagonismo do Avesso”, de Karem Poletto Jacobs, Daniela Possamai e Fernanda Rodrigues