Dois anos depois de realizar uma reunião em Bento Gonçalves, integrantes do Movimento Agenda 2020 – que existe desde 2006 visando projetar sempre os próximos 20 anos – promoveram um encontro nas dependências do auditório do CIC-BG (Centro da Indústria, Comércio e Serviços) de apresentação de resultados do panorama socioeconômico da cidade e do Rio Grande do Sul através da Sinaleira 2020.
Um projeto realizado para mostrar o que está no sinal verde, que avançou; no vermelho, que parou; e no amarelo, que requer atenção.
O presidente da Agenda 2020, Humberto Busnello, esteve comentando o trabalho que é realizado em nível de levantamento, juntamente com o diretor executivo, Ronald Krummenauer, ao prefeito Guilherme Pasin, Secretários Municipais, lideranças empresariais e representantes de entidades.
Com 112.897 (Censo de 2014) habitantes, Bento Gonçalves ainda possui carências. Itens como Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), Nível de Instrução da População, Saúde, Empregos Formais, entre outros, superam os números do Estado e apareceram como verde na Sinaleira 2020. Em vermelho está a segurança (pelo crescimento de ocorrências registradas), saneamento e Índice de Gestão Fiscal (dados de 2013 quando ocorreu um rombo nos cofres públicos).
“Muito realista a apresentação dos dados. Queremos nos sentir melhor e a iniciativa é boa sabendo que tem uma entidade nos dando informações para melhorarmos, mostrando a comunidade o que tem de avanço e o que tem que avançar”, disse o prefeito Guilherme Pasin.
O presidente da Agenda 2020, Humberto Busnello, diz que “é fundamental esta comparação entre municípios e o Estado. Se os municípios vão bem, por conseguinte o Estado irá bem e a Nação irá bem. Bento Gonçalves dentro do contexto gaúcho é um dos municípios mais bem aquinhoados com indicadores positivos”, afirmou.
Outra projeção feita pela Agenda 2020 é pensando em 2050, onde a previsão é que a população idosa seja predominantemente a maioria, com menos crianças e com as mulheres aumentando suas ocupações no mercado de trabalho.
Saiba mais sobre a Agenda 2020 aqui:
Clique nas fotos para ampliar:
Agenda 2020: É um movimento da sociedade civil organizada que surgiu em 2006, sustentável, técnico, estratégico, apartidário, independente, propositivo, entre outros, que busca apontar o que a Rio Grande do Sul tem e quer até 2020.
Fonte e fotos: Felipe Machado – Central de Jornalismo da Difusora
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves