Programa, apresentado durante a Convenção Regional de Supermercados em Bento Gonçalves, pretende aumentar competitividade dos estabelecimentos gaúchos
Um programa desenvolvido pela especialista em varejo R-Dias em parceria com a Associação Gaúcha de Supermercados (Agas) pretende aumentar a rentabilidade dos estabelecimentos através de uma gestão de perdas mais eficiente. Apresentado nesta terça-feira (09) durante a Convenção Regional de Supermercados, promovida pela entidade em Bento Gonçalves, o projeto pretende ser uma ferramenta para aumentar a competitividade dos negócios.
O sistema está baseado em uma metodologia exclusiva, a partir de processos e indicadores que estabelecem quatro nichos para medir as fronteiras de eficiência, e prevê, antes de tudo, um processo de capacitação com os associados da Agas. “Não podemos ter perdas acima de 1,8%. Para chegar nesse resultado, precisamos ter conhecimento, método, técnicas, comunicação, liderança, engajamento, ou seja, cultura. Se a cultura não estiver enraizada desde a diretoria, não chegará no chão da loja”, disse o diretor de Operações da R-Dias, Ricardo Borges.
Além de reduzir as perdas, o programa quer apurar indicadores específicos, desenvolver empresários, executivos e operadores e apoiar o médio e o pequeno varejista na redução. “Queremos padronizar e garantir que cada uma das empresas tenha um método correto para obter resultado”, comentou Borges.
Uma das primeiras ações será o envio de um documento para os estabelecimentos a fim de coletar informações e ter uma radiografia deles para ajudar no desenvolvimento dos temas a serem tratados nas palestras e aulas, que ocorrerão de modo presencial e online. A Agas também vai reconhecer as empresas que se destacarem na gestão de perdas. “A ideia é estimular para que os números continuem melhorando”, disse o diretor da Agas, Matheus Viezzer, que também foi um dos palestrantes.
As trilhas do conhecimento para a redução das perdas passarão por todos os níveis hierárquicos. A alta gestão será conscientizada a colocar o tema na agenda estratégica da organização. A equipe gerencial, por sua vez, a engajar os times. Já com os líderes de setor o foco será na execução e com as equipes, na análise e responsabilização. “A ideia é capacitar toda a cadeia que lida com redução de perdas”, enalteceu Viezzer.
Conforme Borges, o programa atuará desde o setor de compras passando até o atendimento ao cliente, passando pelo recebimento no CD, armazenagem, expedição, distribuição, recebimento em loja, armazenamento em depósito, produção em preparos, exposição na área de venda e checkout. “Com o trabalho em cima dos processos, nós vamos conseguir reduzir as perdas do varejo do Rio Grande do Sul”, comentou Viezzer. Borges complementou: “qualquer ponto percentual que reduzirmos na quebra, já melhoramos o lucro líquido”.
A Convenção Regional de Supermercados se encerra nesta quarta-feira, dia 10. O evento reúne, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves, cerca de 120 expositores em sua feira de negócios, além de oferecer uma programação de palestras e cursos. Ingressos disponíveis no portal agas.com.br a partir de R$ 20. Mais informações pelo telefone (51) 2118 5200.
Fonte: Exata Comunicação
Foto: Larry Silva
PG
Apeme anuncia nova edição do Feirão de Empregos no mês de novembro em Garibaldi
Receita Estadual convoca contribuintes do Simples Nacional para regularizarem divergências
Receita Estadual autua dois caminhões com cerca de R$ 8 milhões em cigarros transportados sem documentação fiscal