Programa, apresentado durante a Convenção Regional de Supermercados em Bento Gonçalves, pretende aumentar competitividade dos estabelecimentos gaúchos
Um programa desenvolvido pela especialista em varejo R-Dias em parceria com a Associação Gaúcha de Supermercados (Agas) pretende aumentar a rentabilidade dos estabelecimentos através de uma gestão de perdas mais eficiente. Apresentado nesta terça-feira (09) durante a Convenção Regional de Supermercados, promovida pela entidade em Bento Gonçalves, o projeto pretende ser uma ferramenta para aumentar a competitividade dos negócios.
O sistema está baseado em uma metodologia exclusiva, a partir de processos e indicadores que estabelecem quatro nichos para medir as fronteiras de eficiência, e prevê, antes de tudo, um processo de capacitação com os associados da Agas. “Não podemos ter perdas acima de 1,8%. Para chegar nesse resultado, precisamos ter conhecimento, método, técnicas, comunicação, liderança, engajamento, ou seja, cultura. Se a cultura não estiver enraizada desde a diretoria, não chegará no chão da loja”, disse o diretor de Operações da R-Dias, Ricardo Borges.
Além de reduzir as perdas, o programa quer apurar indicadores específicos, desenvolver empresários, executivos e operadores e apoiar o médio e o pequeno varejista na redução. “Queremos padronizar e garantir que cada uma das empresas tenha um método correto para obter resultado”, comentou Borges.
Uma das primeiras ações será o envio de um documento para os estabelecimentos a fim de coletar informações e ter uma radiografia deles para ajudar no desenvolvimento dos temas a serem tratados nas palestras e aulas, que ocorrerão de modo presencial e online. A Agas também vai reconhecer as empresas que se destacarem na gestão de perdas. “A ideia é estimular para que os números continuem melhorando”, disse o diretor da Agas, Matheus Viezzer, que também foi um dos palestrantes.
As trilhas do conhecimento para a redução das perdas passarão por todos os níveis hierárquicos. A alta gestão será conscientizada a colocar o tema na agenda estratégica da organização. A equipe gerencial, por sua vez, a engajar os times. Já com os líderes de setor o foco será na execução e com as equipes, na análise e responsabilização. “A ideia é capacitar toda a cadeia que lida com redução de perdas”, enalteceu Viezzer.
Conforme Borges, o programa atuará desde o setor de compras passando até o atendimento ao cliente, passando pelo recebimento no CD, armazenagem, expedição, distribuição, recebimento em loja, armazenamento em depósito, produção em preparos, exposição na área de venda e checkout. “Com o trabalho em cima dos processos, nós vamos conseguir reduzir as perdas do varejo do Rio Grande do Sul”, comentou Viezzer. Borges complementou: “qualquer ponto percentual que reduzirmos na quebra, já melhoramos o lucro líquido”.
A Convenção Regional de Supermercados se encerra nesta quarta-feira, dia 10. O evento reúne, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves, cerca de 120 expositores em sua feira de negócios, além de oferecer uma programação de palestras e cursos. Ingressos disponíveis no portal agas.com.br a partir de R$ 20. Mais informações pelo telefone (51) 2118 5200.
Fonte: Exata Comunicação
Foto: Larry Silva
PG
Leonardo Lamachia é reeleito presidente da OAB/RS
Prefeitura de Bento realiza mutirão para limpeza de pichações
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras