AGAS: Encontro Nacional de Jovens Supermercadistas debate desafios do setor

Promovido pela AGAS Jovem, 2º Enajos reúne grupo com cerca de 70 lideranças do varejo

Vindos de diversos Estados do país, o grupo de cerca de 70 empresários que participa do segundo Encontro Nacional de Jovens Supermercadistas (Enajos), promovido pela AGAS Jovem, vem compartilhando um intenso circuito de atualização no Rio Grande do Sul que iniciou no sábado (17) e segue com atividades até quarta-feira.

No domingo, antes de conheceram os atrativos turísticos da Região das Hortênsias, eles protagonizaram importantes dinâmicas setoriais, identificando desafios comuns aos negócios em todas as regiões, e quais os caminhos para superá-las. Questões como escassez de mão de obra, e a necessidade de investir na qualificação profissional e na retenção de talentos, a concorrência desleal e a falta de suporte infraestrutural encabeçaram a lista de dificuldades compartilhadas pelo varejo. Diante delas, o associativismo surge com cada vez mais relevância em busca de soluções – apontaram os jovens líderes de forma unânime, sobretudo como forma de buscar contrapartidas que incentivem a competividade setorial.

Essa foi a tônica, também, da participação da presidente da AGAS Jovem, Roberta Barreto, no painel ‘Superação: essa é a nossa marca’, que abriu a agenda de trabalho da ExpoAgas 2024, principal encontro de negócios supermercadistas. A feira iniciou na terça (20) e segue até quinta (22) em Porto Alegre.

Dividindo o palco com Paulo Sério Pinto, Otelmo Drebes e Paulo Geremia, a empresária contou seu case de resiliência e retomada após as cheias que atingiram o RS em maio, à frente da Codebal, rede supermercadista em Eldorado do Sul, e apontou a necessidade de maior apoio aos empreendedores. “Nós, empresários, seguimos acreditando no Estado, apostando no desenvolvimento, fazendo a economia girar, gerando empregos. Mas, e a outra ponta? Precisamos de uma contrapartida que venha por meio de infraestrutura, de segurança, de obras que tornem nossas cidades locais favoráveis para que possamos continuar investindo. Basta isso, o resto a gente faz”, cobrou.

A programação do 2º Enajos teve, ainda, visitas que passaram por redes supermercadistas de destaque na região metropolitana gaúcha, como Asun Pontal e o atacarejo Cestto do grupo Zaffari, entre outras atividades. O grupo segue até quarta-feira participando da ExpoAgas, realizada pela Associação Gaúcha de Supermercadistas.

Fotos: Exata Comunicação, Viviane Somacal

Fonte: Exata Comunicação

 

error: Conteúdo Protegido