Instalação da iluminação, essencial para que operações de pousos e decolagens ocorram com segurança em qualquer horário, foi possível através de parceria entre o Aeroclube, o Rotary Clube e empresas
Um divisor de águas em uma história de quase 80 anos. Assim está sendo considerado o sistema de balizamento noturno do Aeroclube de Garibaldi, que entrou em operação nesta sexta-feira, 12/07. O evento de inauguração contou com a presença de autoridades, de empresários que auxiliaram na doação de valores e de pessoas ligadas ao Aeroclube e à comunidade.
A instalação do sistema foi possível a partir da união do Rotary Clube e do Aeroclube, que, com autorização do Município, investiram recursos e também captaram doações junto a diversas empresas e instituições. “O balizamento noturno foi uma das demandas que percebemos ser bastante importantes para nossa região após os eventos climáticos do mês de maio e a ampla utilização do aeroclube nas operações de recebimento e entrega de donativos essenciais. Através da união de esforços e da sensibilização da nossa comunidade foi possível adquirirmos e instalarmos este importante sistema que fará toda a diferença”, comenta o presidente do Rotary Clube, Luciano Frübel. Em seu discurso, ele fez uma provocação a outras cidades da região: “Estamos dando o primeiro passo e provocando outras cidades a se mobilizarem e fazerem até melhor que a gente. É algo de valor baixo comparado aos benefícios que trará não só para Garibaldi, mas para toda a Serra Gaúcha”.
O sistema foi instalado na pista, que mede 1.200x30m, cabeceiras, pátio e estacionamento e é essencial para que operações de pousos e decolagens ocorram com segurança e em qualquer horário. O acionamento pode ser feito pelo próprio piloto, através de um aplicativo, ou por agendamento junto ao Aeroclube. Na região, além de Garibaldi, o balizamento noturno está disponível apenas em Caxias do Sul. O investimento total foi de R$ 250 mil.
“Esta entrega representa um importante marco para Garibaldi e região, já que o aeroclube passa a ser um ponto alternativo e efetivo quando em outras regiões o pouso não puder ser feito em função do nevoeiro ou de condições adversas e também pela possibilidade de sermos ponto de fornecimento de combustível, como para aeronaves das forças policiais”, destaca o presidente do Aeroclube, Márcio Foppa Simonaggio. Durante o evento de entrega do balizamento, ele anunciou que a operação realizada no mês de maio será transformada em um livro a ser lançado em 2025, quando o Aeroclube completa 80 anos, e também que há um forte trabalho sendo desenvolvido para estabelecer uma conexão aérea permanente entre Garibaldi e São Paulo.
O Secretário Municipal de Administração, Eduardo Mombach, representou o município de Garibaldi e expressou gratidão pela obra, além de destacar a importância da união da comunidade na época dos eventos climáticos.
Gratidão e reconhecimento
Dois momentos marcaram a entrega do sistema: o reconhecimento ao piloto Leandro Galdino, que participou da operação do mês de maio e sugeriu a instalação do balizamento como forma de poder ajudar ainda mais pessoas, e o acionamento oficial do balizamento, feito por Iara Rossi, filha de Itaner Rossi, fundador e 1º presidente do Aeroclube.
Empresas/entidades apoiadoras
Aeroclube de Garibaldi
Águia Inox
Allcap Matrizes
AVIGA – Associação dos Vinicultores de Garibaldi
Beigrupo
Cooperativa Agrícola Cairú
Cooperativa Santa Clara
Cooperativa Vinícola Garibaldi
Fabio Bonadiman
Friza Climatização e Acabamento
Frontec
Jomat Pré Moldados
Lazz Interni Móveis
Mangueplast
Metalúrgica Simonaggio
Modelo Vidros
Nutrire Alimentos
Pituchinhus
Rodoenlu Logística e Transporte
Sicredi Serrana
Tramontina
Vinícola Peterlongo
Fonte e fotos: Greice Scotton Locatelli
1º Simpósio de Estomias do Tacchini reúne 70 profissionais de saúde
Secretaria da Mobilidade informa alterações no trânsito no bairro Maria Goretti, em Bento
Valor de repasse do IPE Saúde é ampliado e prestadores receberão R$ 163,1 milhões nesta quinta, dia 21