Palestra técnica sobre o tema reuniu cerca de 50 profissionais para assistir à explanação do engenheiro civil Rafael Pimentel Ivannoff
Edificações erguidas com vigas e lajes mistas de concreto e aço proporcionam mais agilidade às obras de construção civil, mas muitos profissionais ainda não conhecem as especificidades desse formato. Contribuindo com a difusão de conhecimento técnico em favor da qualificação e aperfeiçoamento, a AEARV realizou a palestra “Conceitos básicos de projeto para estruturas mistas”, ministrada pelo engenheiro civil Rafael Pimentel Ivannoff, especialista de Engenharia da Medabil. O encontro reuniu cerca de 50 participantes no auditório do showroom da Dell Anno na noite de 24 de abril.
A agenda de trabalho trouxe a apresentação de um mini dossiê sobre as principais características e vantagens da mistura entre aço e concreto, aproveitando as vantagens de cada um em termos estruturais e construtivos. Edifícios multiandares podem ser erguidos com vigas, pilares e lajes mistas em concreto e em metal – uma combinação competitiva para estruturas com vãos médios e elevados, já que é possível obter rapidez na execução da obra e redução do peso total da estrutura. “Hoje mais de 95% dos edifícios de múltiplos andares do Brasil são em concreto. É interessante que os profissionais conheçam o sistema de construção de estruturas mistas, especialmente concreto e metal, porque muitas vezes desconhecem outras maneiras de fazer”, explicou. Ele ainda abordou tópicos como sistemas estruturais, tipos de pilares, sistema de estabilização, lajes e proteção contra incêndios, além de ter apresentado cases nacionais e internacionais de construção vertical.
A principal vantagem de mesclar materiais em edificações é a boa relação entre custo e benefício, principalmente quando metal e concreto são combinados, de acordo com o palestrante. “Nos últimos 10 anos esse modelo de construção tem aumentado muito, inclusive com edifícios com mais de 30 pavimentos em estruturas mistas, ou seja, torres de 150 m de altura. Isso prova que existe espaço para esse formato e as construtoras estão preocupadas em buscar soluções competitivas para a construção civil”, conclui Ivannoff.
Sobre o palestrante
Rafael Pimentel Ivannoff é graduado em Engenharia Civil (UFRGS) e atualmente trabalha como especialista de Engenharia na Medabil Sistemas Construtivos. Ivannoff também teve passagem pela Estruturas Metálicas Broilo e pela Steffen & Drehmer Construtores Associados.
Região Pastoral de Garibaldi reúne coroinhas e acólitos em dia de oração, celebração e integração
Impacto do 13º salário deve refletir o aumento do poder de compra do consumidor gaúcho
Prefeitura de Bento encaminha para a câmara projeto de lei da ordem do Bolsa Família