Comenda Osvaldo Vergara será entregue no dia 11, em Sessão Magna, alusiva ao Dia da Advocacia
Criada em 11 de junho de 1975 pela Ordem dos Advogados do Brasil/RS (OAB/RS), com a intenção de homenagear o primeiro profissional a receber a comenda de Advogado Emérito no Rio Grande do Sul, em 1967, a Comenda Oswaldo Vergara constitui-se, hoje, como a mais importante honraria da advocacia no Estado. Entre os comendados, deste ano, está a advogada e palestrante, a bento-gonçalvense Beatriz Maria Luchese Peruffo, pela sua prestação de serviços relevantes à Ordem e à classe durante sua trajetória profissional.
Neste ano, a distinção será entregue durante Sessão Magna, alusiva ao Dia da Advocacia, na próxima quinta-feira, 11, em Porto Alegre. A solenidade será às 19h, na Cidade da Advocacia, no Multiverso Experience do Cais Embarcadero.
Sobre a homenageada
Beatriz que tem uma extensa história de liderança e valorização das mulheres, dos 56 anos de idade, 42 são de experiências voltadas ao fortalecimento feminino.
Formada em Direito pela Universidade de Caxias do Sul. Em 1989 integrou Comissão da Subseção da OAB Bento Gonçalves, e foi eleita Secretária-geral, na diretoria de 1995-1997.
Atuou na 1ª e 2ª Câmara Julgadora da OAB/RS e presidiu a Comissão Estadual da Mulher Advogada da OAB/RS de 2016 a 2018. Com o principal objetivo desenvolver ações para o fortalecimento feminino na advocacia, realizou a 1ª, 2° e 3° Conferências Estaduais e 34 Conferências Regionais de Valorização da Mulher Advogada. Foi eleita na Gestão 2019/2021, Conselheira Federal da OAB.
Também, foi Membro da CNMA – Comissão Nacional da Mulher Advogada do Conselho Federal da OAB (2016/2021). Foi Membro do CONCAD MULHER – Coordenação Nacional das Caixas de Assistência do Conselho Federal da OAB (2019/2021). Atualmente, representa a BPW Brasil – Federação das Associações de Mulheres de Negócios e Profissionais na Plataforma de Direitos Humanos do Pacto Global da ONU.
E, pela BPW Brasil é Conselheira Titular do CNDM – Conselho Nacional dos Direitos da Mulher.
Quem foi Oswaldo Vergara?
Professor de Português e Francês, político, escritor, delegado de polícia e presidente da OAB/RS, Oswaldo Vergara, em vida, trilhou uma trajetória tão importante que, 2 anos após o seu falecimento, foi criada uma honraria em seu nome. Nascido em 1883, na cidade de Jaguarão (RS), Vergara ingressou em 1902 na Faculdade Livre de Direito de Porto Alegre – hoje Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Após a sua graduação, em 1907, Vergara passou a atuar como delegado de polícia. Em 1915 foi nomeado para lecionar Português, Francês e escrituração mercantil na Escola Complementar de Porto Alegre e na Escola do Comércio de Porto Alegre – hoje Faculdade de Ciências Econômicas e Contábeis da UFGRS. Além disso, Oswaldo assina diversos livros como “A Consolidação das Leis Fiscais do Estado do Rio Grande do Sul” e “Questões Vernáculas”.
Em 1926, Vergara participou da fundação do Instituto dos Advogados do Rio Grande do Sul. Dois anos depois, assumiu a presidência do Conselho Municipal de Porto Alegre, cargo que ocupou até 1930. Em 1931 é eleito presidente da OAB/RS.
No ano de 1951, Oswaldo foi eleito presidente do Instituto dos Advogados do Rio Grande do Sul. Em 11 de agosto de 1967, recebeu da OAB/RS a comenda de Advogado Emérito, sendo assim o primeiro a receber a homenagem. Aos 90 anos, Vergara faleceu vítima de infarto. Na intenção de homenagear a importante figura, a OAB/RS criou a Comenda Osvaldo Vergara. Os comendados que recebem esta honraria prestaram serviços relevantes à Ordem e à classe durante sua trajetória profissional.
Aapecan realiza eventos solidários em Bento Gonçalves no próximo sábado, 23
Via Atacadista inaugura primeira loja em Canoas
Verão cultural de Natal acontece nesta quinta-feira, 21, no Bairro Licorsul, em Bento