Desde o dia 20 de outubro, a Associação dos Deficientes Visuais de Bento Gonçalves (ADVBG) está realizando ações em educandários da rede pública de ensino para estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental. O objetivo do projeto é levar conhecimento e orientação aos profissionais e alunos das escolas sobre a deficiência visual, as principais causas da cegueira, formas de prevenção e como auxiliar adequadamente uma pessoa com deficiência visual. A ação é uma parceria com a Netfar do Bem, com o apoio da Secretaria de Educação por meio do Núcleo de Inclusão e Diversidade.
O projeto é realizado a partir de visitas de pessoas com deficiência visual às escolas, momento no qual conversam com os alunos sobre o dia-a-dia, as barreiras e os recursos de tecnologia assistiva que os auxiliam a superá-las. Ainda, demonstram aos alunos, o funcionamento de alguns desses recursos, como reglete e punção, bengala, braille, aplicativos de leitura de tela para celular e computadores. A EMEF Princesa Isabel e a EMTI São Roque – Professora Nilza Côvolo Kratz/UCS já receberam o projeto.
A diretora da EMTI, Andreza Peruzzo, ressalta que “é de suma importância trabalhar ainclusão nas escolas. Na EMTI São Roque procuramos sempre trazer aos alunos a valorização das diferenças. Os alunos podem compreender como é o cotidiano do deficiente visual. Nas aulas de Educação Física, o professor Vanderlei De Toni trabalhou atividades que colocavam os alunos em situações diárias sem o uso da visão. É fundamental falar sobre inclusão para haver o respeito às diferenças”.
O presidente da Associação dos Deficientes Visuais de Bento Gonçalves, Cleiton Andrade, destaca sobre o caráter pedagógico do projeto.
“É um sonho nosso de estarmos indo até às escolas para falar sobre o dia-a-dia de um deficiente visual. Desta forma, eles absorvem e repassam para as suas famílias e amigos a informação correta. Nestas visitas passamos dicas de como se comportar e ajudar um deficiente visual na rua, para que serve o piso táctil e também sintomas de doenças oftalmológicas que o aluno pode ter”.
A secretaria Adriane Zorzi destaca que “atividades e vivências como estas, em que podemos conviver e aprender com pessoas diferentes, são muito importante para a construção de uma sociedade que respeite mais as individualidades e esteja preparada para auxiliar sempre que necessário”.
Cronograma de visitas do Projeto “ADVBG nas Escolas”
Dia Horário Escola
08/11/22 – 8h – EMEF Lóris Pasquali Reali
08/11/22 – 14h – EMEF Ouro Verde
09/11/22 – 13h30min – EMEF Anselmo Luigi Piccoli
09/12/22 – 8h e 9h30 – EMEF Santa Helena
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Fotos: Divulgação/SMED
PG

Centro Cultural 20 de Novembro é palco de atividades que celebram a cultura afro-brasileira durante o Mês da Consciência Negra em Bento Gonçalves
Vieni Vivere la Vita convida para apreciar os sabores de Monte Belo do Sul
Tacchini traz técnica inovadora de cirurgia para remoção de adenoide e amígdalas