Em reunião na segunda-feira, 3, com Conselho Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (COMAPA) ficou definido o envio de um caminhão pipa para transporte de água para a produção e trato dos animais. Também é programada a terceirização de caminhão pipa para transporte de água potável.
Para o prefeito, o momento é de atenção “é um período muito importante para região, de início da colheita da safra, e precisamos além de dar condições para escoamento da produção, buscar amenizar os efeitos da estiagem. Precisamos estar em alerta, por isso já estamos monitorando a situação desde o ano passado e procurando atender o que for necessário. Estamos com planejamento, caso precise uma ação mais forte nas localidades”.
Tuiuty
Em Tuiuty, os trabalhos iniciaram ainda no mês de dezembro, atuando no auxílio para escavar mini reservatórios em localidades mais prejudicadas.
A subprefeitura também atua fortemente para auxiliar as famílias que estão sem água potável como em Verissimo de Mattos, Linha Marfisa e KM2. Ainda no fim de 2021, foi realizada uma reunião com as famílias e Corsan para tratar sobre a situação. “Estamos atuando no distrito e cobrando o envio da água potável para essas famílias. Entendemos que o momento é de cuidado, a chuva ainda não foi suficiente para amenizar a situação. Vamos continuar com as ações, ainda nesta semana será encaminhado um caminhão para comunidade da pedra lisa”, destaca Coser.
Vale dos Vinhedos
No Vale dos Vinhedos três propriedades necessitaram água para produção. “Ao longo desses dias foram três pedidos de água para tratamento de vinhedos no 06 da Leopoldina e também para levar água até a Linha Zemith, onde tem produção de morangos. Essa água foi transportada por um caminhão pipa e também tivemos o auxílio do Corpo de Bombeiros”, salienta o subprefeito.
São Pedro
Sobre a situação em São Pedro, o coordenador dos Distritos ressaltou que “estamos orientando os moradores a economizarem água, e caso alguém precise fazer um reservatório a Secretaria de Agricultura irá disponibilizar uma máquina para isso. Estamos acompanhando atentamente a situação com a população”.
Faria Lemos
A subprefeitura atua com prioridade na limpeza de reservatórios, abertura de valas e segue monitorando a situação.
Mais informações na Secretaria de Agricultura pelo fone 3055-7170.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura
Foto: Divulgação ASCOMBG
(RM)
Colheita do arroz no RS atinge 91,51% da área total cultivada
Cadáver é encontrado por populares às margens do Arroio Saraquá, em Lajeado
Comércio varejista do RS tem aumento maior que o nacional