No último sábado, 7, a Secretaria de Esportes e Assistência Social (SEDES), Coordenadoria da Mulher e o Centro Revivi, promoveu, na Via Del Vino, uma ação visando a difusão e o acesso às informações sobre o enfrentamento da violência contra a mulher. A equipe dos órgãos esteve prestando atendimento, distribuindo material informativo sobre os serviços, orientações e agendamentos. Na ocasião, foram abordadas aproximadamente mais de mil pessoas.
Patrícia Da Rold, coordenadora da Coordenadoria da Mulher e do Centro Revivi ressalta a necessidade de descentralização do órgão e estar junto à comunidade: “foi um momento muito especial porque estamos percebendo que a mulher está buscando a informação, está se empoderando para enfrentar a violência, seja ela de forma física, psicológica, sexual, moral ou patrimonial. Elas querem dividir a sua vivência sobre isso. Foi muito bom estarmos no centro do município, fazendo esta ação de esclarecimento para as mulheres e homens estarem conscientes que o enfrentamento contra subjugação de gênero é uma luta de todas e da sociedade como um todo”.
Ainda, Patrícia ressalta que a cada dez pessoas abordadas para a entrega do material informativo, quatro comentavam que já tinham passado ou que está num processo de violência: “essa aproximação nos mostra a confiança que nossos serviços têm. Muitas deixaram seus contatos, marcaram consulta com a nossa psicóloga”.
A ação foi uma realização em parceria com o Gabinete da Primeira-dama, Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM), Patrulha Maria da Penha, OAB, Secretaria de Segurança e Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (COMDIM).
Programação Agosto Lilás
Integrando a programação do Agosto Lilás, ocorre no dia 10 e 12 de agosto, na Praça CEU, o Curso de Defesa Pessoal, com o professor Douglas De Biasi. As inscrições podem ser realizada pelos telefones 3055-7420 ou 3055-7418. O curso é realizado em parceria com a Secretaria de Cultura.
Ainda, dentro das ações de descentralização da Coordenadoria da Mulher e do Centro Revivi, vai ocorrer quatro encontros, sendo um por semana, em bairros diferentes de Bento Gonçalves. Em parceria com o Gabinete da Primeira-dama e Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (COMDIM), será realizado um bate-papo sobre a saúde da mulher e violência doméstica.
Seguem as datas dos encontros, sempre às 14h:
– 10 de agosto, Praça CEU;
– 17 de agostos Salão da Comunidade do bairro Eucaliptos;
– 25 de agosto, CEACRI Carrossel da Esperança, bairro Municipal;
– 31 de agosto, bairro Vila Nova II, no Salão da Comunidade Nossa Senhora do Caravaggio.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura
Fotos: Divulgação/SEDES/Coordenadoria da Mulher/Centro Revivi
(RM)
Mulher é morta a facadas após registrar boletim de ocorrência contra companheiro em Imbé
Confira o que fazer para regularizar o título de eleitor
Estelionatário foragido da Justiça é capturado no interior de Caxias do Sul