Ação especial contra o mosquito da dengue é realizada em Garibaldi

A Prefeitura Municipal de Garibaldi, através das Secretarias Municipais da Saúde e de Educação, realizou na última sexta-feira, uma ação especial para o Dia Nacional de Mobilização contra o mosquito Aedes aegypti, lembrado em 02 de dezembro, em todo o país. Os Agentes de Controle da Dengue, coordenaram neste dia, a visitação nos domicílios para orientação quanto aos possíveis criadouros, multiplicando com isso as informações sobre os cuidados que devem ser tomados. As escolas municipais e unidades básicas de saúde, realizaram atividades de vistoria nos arredores de suas repartições para eliminação de possíveis focos.

A nova campanha do Ministério da Saúde, de conscientização para o combate ao mosquito #MOSQUITONAO, chama a atenção para as consequências das doenças Febre Chikungunya, Zika Vírus e Dengue, além da importância de eliminar os focos do Aedes, ressaltando, que é muito melhor cuidar do foco do mosquito do que sofrer as consequências de não ter feito esse gesto, como alerta a campanha “Um simples mosquito pode marcar uma vida. Um simples gesto pode salvar.”

Com a chegada do verão é importante redobrar os cuidados, pois a alta temperatura favorece a proliferação de mosquitos. O Aedes aegypti ganha força nos meses mais quentes e úmidos do ano, já que a temperatura ideal para a proliferação do inseto é de 26ºC.

Vai para Porto Alegre?
A Secretaria Municipal de Saúde de Garibaldi, segue alerta contra o Aedes aegypti, responsável pela disseminação da Dengue, Chikungunya e Zíka Vírus, para tanto solicita que as pessoas que se deslocarem a Porto Alegre, cidade que tem apresentado grandes índices de infestação do mosquito, sigam as recomendações abaixo:

– Procure utilizar calça e camisa de manga longa e de cores claras;
– Utilize repelente e reaplique-o de acordo com as recomendações do fabricante.

EVITE O AEDES

Mosquiteiros: Devem ser usados principalmente em casas com crianças, cobrindo as camas e outras áreas de repouso, tanto durante o dia quanto à noite.
Espirais ou vaporizadores elétricos: Devem ser colocados ao amanhecer e/ou no final da tarde, antes do pôr do sol, horários em que o mosquito da dengue mais pica.
Repelentes: Podem ser aplicados no corpo, mas devem ser adotadas precauções quando utilizados em crianças e idosos.
Tela: Usadas em portas e janelas, são eficazes contra a entrada de mosquitos nas casas.

Fonte: Prefeitura de Garibaldi

error: Conteúdo Protegido