A 11ª edição de uma das maiores feiras especializadas em vinhos brasileiros, nos dias 16 e 17 de agosto, na Capital Federal, confirmou a participação de 15 micro e pequenas vinícolas entre as mais de 30 integrantes do evento em 2018. A Vinum Brasilis receberá esses 15 empreendimentos que terão oportunidades de se aproximar de um público exigente e com grande expectativa sobre a qualidade da produção nacional. O encontro, apoiado pelo Programa Juntos para Competir, que une a Farsul, o SENAR-RS e o Sebrae RS, e o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), será no estacionamento externo do Shopping Iguatemi, no setor de Habitações Individuais Norte – CA 4 – Lago Norte, Brasília, das 18h às 22h.
Para a gestora de projetos do Sebrae RS, que atua na unidade de Bento Gonçalves, Angélica Brandalise, a Vinum Brasilis chega em boa hora para as vinícolas. “A feira pode representar um incremento relevante nas vendas para o segundo semestre e perspectivas interessantes para as estações quentes, principalmente, para os espumantes, mais ao final do ano”, comenta. O trabalho junto ao Sebrae RS é justamente o de aproveitar oportunidades de expansão de mercado. “As 15 vinícolas que estão indo a Brasília participam de projetos nas regiões Serra, Campanha e Fronteira Oeste. Elas estão em uma fase de buscar negócios fora do Rio Grande do Sul porque estão preparadas para as demandas, incluindo planejamento com logística e estoque”, explica a técnica.
A Vinum Brasilis recebe mais de quatro mil apreciadores de vinho, os principais players de mercado, imprensa especializada e o terceiro setor, com o objetivo de fomentar o mercado do vinho nacional e educar o público sobre a bebida brasileira, proporcionando uma experiência única.
Segundo os organizadores da Vinum Brasilis, espera-se que haja a apresentação de cerca de 300 rótulos nacionais para degustação e compra, entre tintos, brancos, rosés e espumantes, além de produtos de terroir brasileiro, como queijos, embutidos, cachaças e cafés. “A produção de vinhos gaúchos ganhou bom incremento com a diversificação das localidades além da região da Serra. Será importante demonstrar a expansão, as diferentes uvas, processos, desenvolvimento e crescimento de vinícolas de muita qualidade”, avalia Angélica.
O evento contará ainda com uma extensa programação, com sala de aula e palestras realizadas pela Enocultura, uma entidade paulistana reconhecida por disseminar o conhecimento na área. Está previsto um concurso que elegerá, às cegas, os melhores vinhos da mostra. Estes ganharão um selo exclusivo.
Os ingressos da pré-venda já podem ser adquiridos através do site www.vinumbrasilis.com.br. A Feira é um evento que integra a programação oficial do Congresso da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, entre os dias 14 e 16 de agosto, também em Brasília.
Confira as vinícolas gaúchas que estarão na Vinum Brasilis:
Vinícolas Região Cidade
Vinícola Valmarino Serra Gaúcha Pinto Bandeira
Vinícola Dom Cândido Serra Gaúcha Bento Gonçalves
Vinícola Don Bonifácio Serra Gaúcha Caxias do Sul
Vinícola Lídio Carraro Serra Gaúcha Bento Gonçalves
Vinícola Zanella Serra Gaúcha Antônio Prado
Vinícola Torcello Serra Gaúcha Bento Gonçalves
Vinícola Giaretta Serra Gaúcha Guaporé
Vinícola Maximo Boschi Serra Gaúcha Bento Gonçalves
Vinícola Pedrucci Serra Gaúcha Garibaldi
Gallon Sucos Serra Gaúcha Bento Gonçalves
Vinícola Cristófoli Serra Gaúcha Bento Gonçalves
Vinícola Campos de Cima Campanha Itaqui
Vinícola Batalha Campanha Candiota
Bueno Wines Campanha Candiota
Vinícola Vinhética Campanha Santana do Livramento
Fonte: Sebrae
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor