O procurador-geral de Justiça, Fabiano Dallazen, propôs, nesta terça-feira, 21, ação direta de inconstitucionalidade contra o Decreto n.º 19.739, de 13 de agosto de 2018, do Município de Caxias do Sul. A referida legislação estabelecia que o Centro Esportivo Municipal Antônio Barros Filho, conhecido como Campo Municipal, seria a única área pública para uso de todo e qualquer candidato e pré-candidato aos cargos de mandato eletivo municipal, estadual e federal.
O Chefe do MP gaúcho pede que os efeitos do Decreto n.º 19.739 sejam suspensos de forma liminar e, após os trâmites perante o Órgão Especial do TJ, seja julgado integralmente procedente o pedido, declarando-se a inconstitucionalidade do referido decreto.
Conforme o PGJ, o Decreto n.º 19.739 ofende os artigos 5º, incisos IV e XVI, e 22, inciso I, da Constituição Federal, combinados com os artigos 1º e 8º, caput, da Constituição Estadual.
Na ação, o Dallazen destaca que “limitar as manifestações políticas a apenas um local da cidade afigura-se manifestamente despropositado, ferindo o direito público subjetivo de reunião, vinculado de forma direta à liberdade de manifestação do pensamento, comandos constitucionalmente postos, notadamente no artigo 5º, incisos IV e XVI, da Constituição Federal”. Ele lembrou, ainda, que o decreto municipal combatido é inconstitucional porque dispõe sobre matéria competência privativa da União, conforme disciplina o artigo 22, inciso I, da Constituição Federal. “Ao normatizar sobre matéria de direito eleitoral, o Chefe do Executivo municipal claramente usurpou o espaço de competência normativa federal, dispondo sobre matéria que refoge à sua esfera de atribuições”, frisou.
A ação direta de inconstitucionalidade foi trabalhada pela Assessoria Jurídica da Subprocuradoria-Geral de Justiça para Assuntos Jurídicos, por intermédio do promotor-assessor Bruno Heringer Júnior.
No TJ, a ação foi distribuída para o Desembargador Luiz Felipe Brasil Santos (Proc. Nº 70078844388).
Fonte: MP/RS
Fiéis participam da Procissão do Encontro no Centro de Bento
Próxima sessão ordinária do Legislativo será dia 22 de abril, às 10h
Inscritos no NFG têm até este domingo, dia 20, para resgatar R$ 5,9 milhões do Receita Certa