Ação, conhecimento e sensibilização: este é o saldo positivo do Setembro Dourado 2021 em Bento

Ao finalizar o mês de setembro, os voluntários engajados no Setembro Dourado agradecem a todos que apoiaram as iniciativas que cercaram o mês de conscientização , informação e diagnóstico precoce do câncer infantil e infanto-juvenil, que neste ano teve como tema Repare no Detalhe.

Em Bento Gonçalves, o grupo de voluntários  formado por Susana Lodetti, Caroline Todeschini Dendena, Vânia de Moura e Gabriel Pertille Casagrande, desde 2014 está engajado com as campanhas informativas, tem a  frente a empresária Renata Sandrin , embaixadora do Instituto do Câncer (ICI) e este ano,  contaram com uma rede de apoio formada pelo Lions Clube Cidade do Vinho, Grupo de Escoteiros Ciretama  e A Nossa Casa (Centro Espírita), que juntos  realizaram em diversos bairros bancas Informativas com a entrega de material.

A Secretaria de Saúde se engajou ao projeto e cerca de 40 profissionais,  médicos, enfermeiros e técnicos participaram de uma palestra on line , no dia 25 de setembro. Uma verdadeira aula de sensibilização para o diagnóstico precoce do câncer infanto juvenil ministrada pelo médico oncologista do ICI, Dr. Lauro Gregianin que esclareceu de forma detalhada  os sintomas, ressaltando a necessidade  de conhecimento  e ação  em relação  ao diagnóstico  precoce.

Segundo Gregianin, o tipo de câncer mais comum entre crianças e adolescentes é a leucemia aguda, que determina inicialmente um quadro de anemia (palidez), prostração, febre baixa e persistente, manchas roxas na pele e eventualmente sangramento gengival. “Outra neoplasia frequente são os tumores do sistema nervoso central, que normalmente determinam dores de cabeça, náuseas e até vômitos, algumas vezes inclusive com perda de equilíbrio e paralisia facial”, aponta. Entre as demais neoplasias, o oncologista destaca os linfomas que provocam aumento do volume das “ínguas” ou linfonodos, principalmente na região do pescoço, além dos tumores ósseos que se manifestam principalmente próximo do joelho e entre adolescentes.

O médico ressalta que, mesmo que nem todos os sintomas se manifestem, é importante observar a criança ou adolescente. “Na presença de qualquer alteração no estado de saúde da criança que não é habitual entre doenças comuns na infância e que persistem, os pais devem buscar atendimento imediatamente, seja em unidades básicas de saúde ou com o pediatra, e a pandemia não deve interferir nessa busca”, observa.

Na Secretaria de Educação , o engajamento se deu através da distribuição , para a Rede Municipal de Ensino, para as equipes diretivas, alunos e familiares do material informativo  com informações de como perceber os sinais, já que os sintomas são de difícil identificação e podem ser confundidos com outras doenças pediátricas. A constante atenção aos sinais pode possibilitar um diagnóstico precoce e salvar uma vida. É importante atentar para:

– cansaço e palidez;

– dores de cabeça e vômitos;

– perda significativa de peso;

– caroços no corpo;

– febre prolongada sem causa aparente;

– sangramento do nariz ou gengiva;

– dores nos ossos;

– manchas roxas na pele ou sangramentos;

– aumento de tamanho de barriga;

– reflexo branco nas pupilas;

– diminuição da visão e perda de equilíbrio;

– dor generalizada sem causa aparente.

 

Sobre o Instituto do Câncer Infantil

O Instituto do Câncer Infantil (ICI) assiste crianças e adolescentes com câncer de 0 a 19 anos, visando aumentar os índices de cura e a qualidade de vida dos pacientes e seus familiares. A instituição proporciona Consultas médicas, assistência integral e multidisciplinar nas áreas: Oncologia Pediátrica, Fisioterapia, Psicologia, Pedagogia, Odontologia, Psicopedagogia, Nutrição, Fonoaudiologia, Treinamento Funcional, Serviço Social, Apoio Jurídico e Terapias Alternativas como Reiki e Musicoterapia; Benefícios assistenciais como: Vestuário, calçados, cestas básicas e materiais de higiene e limpeza, além de apoio com transportes, medicações e exames especiais. Atividades de lazer e cultural, festividades, atividades de recreação e entretenimento para amenizar período de internação. Além da assistência, o ICI é referência em  projetos de Pesquisas Científicas dedicados aos avanços de novos tratamentos e geração de conhecimento científico com parcerias nacionais e internacionais.  Desde sua criação já foram atendidas 2.500 famílias.

Mais informações no site do Instituto do Câncer Infantil www.ici.ong ou podem ser solicitadas pelo e-mail setembrodouradobento@gmail.com.

 

Fonte: Moura Comunicação
Foto: Divulgação Moura

(RM)

 

error: Conteúdo Protegido