Como obter prazer em dobro? É isso que a ABS-RS vai ensinar aos alunos do seu mais novo curso on-line “Harmonização Essencial, a combinação correta entre vinho e alimento”. “Não há nada melhor do que comer e beber bem. Imagina quando esses dois prazeres se juntam em perfeita harmonia”, afirma o diretor da ABS-RS, Maurício Roloff, que também é professor do curso de Gastronomia da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). As aulas ao vivo começam no dia 6 de agosto e seguem sempre às quintas-feiras, a partir das 19h. O conteúdo ficará gravado e poderá ser assistido por até 180 dias.
O professor Vinícius Santiago, sommelier profissional da ABS-RS e de vinícolas no Brasil e na França, acrescenta que, além de um prazer, a enogastronomia é uma importante ferramenta de negócios para quem trabalha no setor. “O conhecimento compartilhado nesta formação atende tanto quem busca tirar melhor proveito de suas garrafas e pratos quanto aos que buscam um instrumento para alavancar vendas, marcas ou serviços”, explica.
Segundo recente pesquisa da Wine Intelligence, a harmonização é um dos temas de maior interesse dentro do universo enológico. Mesmo assim, o assunto é mal explorado pelas principais publicações do ramo, muito focadas em uvas e países, e conta com poucos programas de formação específicos. Todos sabem que a experiência de degustar um vinho dificilmente fica completa sem a companhia da comida. “Mas o casamento ideal entre bebida e comida é frequentemente fonte de dúvidas, temores e receios entre os apreciadores, até mesmo dos mais conhecedores”, observa Roloff.
Conteúdo inédito
Com 13 horas de aula (incluindo as extras), o conteúdo do curso passa por todos os fundamentos que regem a enogastronomia, usando exemplos que fazem parte do dia a dia e apontando as armadilhas das mais variadas combinações. Além da teoria, a estrutura de aprendizagem dispõe de encontros para exercícios de experimentação, que os alunos podem fazer ao vivo com a orientação dos professores ou recuperar no momento em que acharem mais oportuno.
Afora as aulas regulares do curso (ver programa abaixo), serão realizados dois encontros ao vivo para exercícios práticos e solução de dúvidas e quatro aulas temáticas extras sobre a harmonização de vinhos com carnes vermelhas, com queijos e charcutaria, com peixes e frutos do mar e com chocolate e sobremesas. Quem fizer o curso ainda receberá um Guia de Harmonização para 10 varietais populares no Brasil.
Certificação internacional
Os professores Maurício Roloff e Vinícius Santiago dedicam boa parte de suas pesquisas no mundo do vinho a conseguir as melhores combinações possíveis entre bebida e comida, tendo ampla experiência acadêmica e de mercado.
Nenhum vinho ou ingrediente são obrigatórios para as aulas. Mas serão passadas sugestões de vinhos para todos os módulos para quem deseja deixar o aprendizado ainda mais profundo. O material didático é exclusivo. O certificado oficial da ABS-RS tem chancela internacional da ASI (Association de la Sommellerie Internationale).
Saiba mais no link https://www.absrs.com.br/curso-harmonizacao-oficial.
PROGRAMA DO CURSO
Módulo 1: As pedras fundamentais da combinação entre vinho e comida
- Noções Básicas em Enogastronomia
- Princípios da combinação de vinho e alimento
- Técnicas de harmonização
- Os componentes
- As texturas
- Os aromas
- Hierarquização e tomada de decisão
Módulo 2: O que sempre dá certo e o que dificilmente funciona
- Harmonizações clássicas em enogastronomia
- Os conceitos das combinações com peixes; frutos do mar; carne; defumados; massas; queijos; saladas ou sobremesas
- Pares perfeitos
- Incompatibilidades naturais entre elementos vinho x comida
- Ingredientes difíceis
Módulo 3: O ajuste fino das combinações: ferramentas essenciais
- Concordância relativa
- Elementos ponte
- Pense a comida
- Precisão nas combinações
- Lembre das incompatibilidades
- Ponto da fruta
- Combinação de complexidades
- Famílias de vinhos
- O poder dos aromas
- Cuidado com os temperos
- Conexões chave
- Foco nas inovações
- O que se come/bebe lá?
Módulo 4: Arquitetura da Refeição: harmonizando um menu do começo ao fim
- Finalidades da Refeição Gastronômica
- Aspectos gustativos: qualidade e harmonia
- Aspectos psicológicos: qualidade, variedade, etnicidade, sazonalidade e ocasião de consumo
- Como analisar um menu
- A interpretação dos vinhos
- Coringas de harmonização (espumantes, rosés, vinho na panela)
- Clássicos regionais
Fonte: ABS-RS
Região Pastoral de Garibaldi reúne coroinhas e acólitos em dia de oração, celebração e integração
Impacto do 13º salário deve refletir o aumento do poder de compra do consumidor gaúcho
Prefeitura de Bento encaminha para a câmara projeto de lei da ordem do Bolsa Família