Neste final de semana, na noite do último sábado, 8, a ABS-RS (Associação Brasileira de Sommelier núcleo Rio Grande do Sul) formou a terceira turma de sommelier no Rio Grande do Sul, em pouco mais de dois anos de implantação da entidade no Estado. Com os mais de 30 alunos formados, o ato ocorreu na sede da ABS-RS em Bento Gonçalves, no Hotel Spa do Vinho, o número de profissionais capacitados chegou a 106.
“É uma grande conquista. A gente sabe que são novos profissionais que irão para o mercado para ajudar a qualificar o serviço do vinho”, comentou a presidente da ABS-RS, Andreia Gentilini Milan.
Familiares dos formandos, diretoria da ABS-RS, os proprietários do Hotel Spa do Vinho, sócia-diretora Deborah Villas-Bôas Dadalt e Aldemir Dadalt, o secretário de Turismo de Bento Gonçalves, Gilberto Durante, entre outras lideranças, prestigiaram a solenidade.
O curso teve a duração de sete módulos, um por mês, em uma vinícola diferente. O diploma é emitido em parceria com a ABS-SP, conta com a chancela da ASI Association de la Sommellerie Internationale e é válido em todo o território nacional.
A ABS-RS iniciou em março a turma IV, que segue até o mês de setembro. Nas aulas, são repassados os mais importantes conhecimentos do mundo do vinho, passando por noções básicas de degustação, harmonizações, vitivinicultura, além de estratégias de consumo e de comunicação com os clientes.
O sommelier
O sommelier é o responsável pela escolha, compra, recebimento, guarda e prova do vinho antes que o mesmo seja servido ao cliente. A profissão foi regulamentada no Brasil através da Lei 12.467, de 26 de agosto de 2011, reconhecendo a importância desse profissional no setor de alimentos e bebidas.
Ouça a presidente da ABS-RS, Andreia Gentilini Milan:
Saiba mais e acesse o site http://www.absrs.com.br/ ou através do telefone (54) 3453.3761.
Fonte: Central de Jornalismo da Difusora
Foto: Eduardo Benini
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor