Realizado pela ABIMÓVEL – Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário, em parceria com a APEX-BRASIL – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, por meio do Projeto Brazilian Furniture, o Projeto Comprador Movelsul 2018 bateu recorde nesta edição da feira.
Foram 1780 rodadas de negócios realizadas nos dias 13 e 14 de março entre 50 compradores internacionais de 20 países (Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Curaçao, Equador, Escócia, Estados Unidos, França, Guatemala, Kuwait, México, Nicaragua, Panamá, Paraguai, Peru, Porto Rico, República Dominicana e Uruguai) e 115 empresas do setor brasileiro de móveis. O sucesso superou todas as expectativas, gerando US$3,6 milhões em negócios apenas com as empresas participantes do PBF (Projeto Brazilian Furniture).
A expectativa para os próximos 6 meses é que o Projeto Comprador Movelsul gere US$ 13,3 milhões em exportações. Portanto, o resultado da ação do Projeto Comprador Brazilian Furniture foi de US$ 16,9 milhões em negócios.
O PC consiste em rodadas de negócios entre o fabricante brasileiro de móveis e importadores de diversos países, fomentando as exportações brasileiras através de reuniões. Priorizando novas oportunidades aos exportadores brasileiros, mais de dois terços das rodadas de negócios da edição Movelsul 2018 foram com compradores novos, sem nenhum tipo de relação comercial estabelecida, anteriormente.
Os resultados são evidenciados na satisfação dos exportadores, onde 43% das empresas tiveram suas expectativas superadas através do PC Brazilian Furniture. Além do Projeto Comprador realizado pelo PBF, a Movelsul também contou mais dois, realizados pela ABILUX e pelo Sindmóveis, com a participação de 20 empresas compradoras, sendo que ambos também contaram com o apoio da APEX-BRASIL.
Para Daniel Lutz, presidente da ABIMÓVEL: “O expressivo número de rodadas de negócios é resultado da reconhecimento internacional da qualidade do mobiliário brasileiro e dos trabalhos de inteligência realizados pelo Projeto Brazilian Furniture, para a promoção do setor de móveis no exterior”.
Lutz comenta também sobre o importante papel da ABIMÓVEL para o setor, uma associação que, há mais de duas décadas, foca seus esforços para que as empresas moveleiras possam ascender tanto nacional quanto internacionalmente. A Associação visa fortalecer a indústria, bem como desenvolver ações estratégicas, de inteligência de mercado, promoção comercial e integração no país e no exterior.
Sobre o Projeto Brazilian Furniture, Lutz comenta: “Em 2005, com a parceria da APEX-BRASIL, criamos o Projeto Brazilian Furniture, uma ação que visa promover a internacionalização da indústria do mobiliário, por meio de um conjunto de ações que direcionam empresas à atuação no mercado internacional”, salienta o presidente. Hoje o projeto está estruturado para orientar e atender as necessidades das empresas, em cada nível de maturidade exportadora, com o intuito de fomentar e fortalecer as exportações e a imagem do setor.
Maurício Manfre, supervisor de projetos setoriais da APEX-BRASIL, destaca o empenho da ABIMÓVEL para disseminar a qualidade do móvel brasileiro a nível internacional: “É importantíssimo que tenhamos um investimento forte, não somente em recursos financeiros, mas também de empenho da equipe. E a ABIMÓVEL, neste sentido, tem se empenhado intensamente para fazer com que o empresário brasileiro, com o seu produto seja reconhecido internacionalmente”, destaca Manfre.
Fonte: ABIMÓVEL
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor