Abertura da safra da uva no Estado é realizada em Bento

Bento Gonçalves, a Capital Brasileira do Vinho, sediou nesta quinta-feira (16) a abertura oficial da colheita da uva no Estado. O evento também abriu a programação do Bento em Vindima, que segue até 23 de março.

A cerimônia foi realizada junto aos parreirais da Vinícola Vistamontes, no distrito de Faria Lemos.

Estiveram presentes o prefeito Diogo Siqueira, vice-prefeito Amarildo Lucatteli, secretário de Agricultura Clair Kuhn, representando o Governador Eduardo Leite, Deputado Estadual Guilherme Pasin, cônsul-geral da Itália Valério Caruso, secretário de Turismo Ronaldo Santini, de Justiça Fabrício Peruchin, adjunto da Casa Civil Gustavo Paim, presidente da Câmara de Vereadores Anderson Zanella e demais autoridades, vereadores, secretários, prefeitos e autoridades da região.

O evento contou com a apresentação dos grupos Trevisani Nel Mondo e o Duo Cavattapi.  O padre Adelar Zanetti realizou a benção das uvas e da safra no Estado.

Na programação, a colheita da uva, a tradicional pisa — que simboliza a etapa inicial da produção de vinho, muito comum em atividades de enoturismo e em festas coloniais, realizada por Sandro Giordani. Finalizando o evento, foi realizado um filó com apoio da Di Paolo e o tradicional Menarosto.

O secretário de Turismo Evandro Soares evidenciou o trabalho dos agricultores. “Nossa cidade se transforma para celebrar a colheita da uva, com uma rica programação onde todos podem vivenciar a produção e hospitalidade da nossa gente. Esse evento é a valorização do nosso agricultor que está no dia a dia, que passa a colheita embaixo do parreiral”, disse.

O casal de enólogos Geyce Marta Salton e Anderson De Césaro, da Vinícola Vistamontes, destacou a importância da celebração e homenagearam o evento com uma placa do padroeiro dos viticultores São Martinho.

O Deputado Guilherme Pasin, representando a Assembleia Legislativa, destacou que “na garrafa também tem vinho, o resto é cultura, tradição, do esforço do cidadão, de desbravar todas as dificuldades que há 150 anos iniciaram e há oito meses repetiram. Um produto que é a raiz da imigração, do trabalho. Por isso celebramos a vindima, a superação de todas as adversidades”, disse.

O secretário Kuhn ressaltou que “a projeção é que teremos uma safra cheia, de retomada da produção, e expectativa de alta qualidade dos frutos, que terão impactos diretos na produção dos nossos vinhos, espumantes e sucos”, afirmou.

Kuhn ainda fez uma referência ao chapéu de palha dos agricultores. “O chapéu é muito usado para se proteger do sol, mas quando a gente tira o chapéu para alguém é em questão de muito carinho, respeito e admiração. Então nós, o governo do Estado, tiramos o chapéu aos nossos agricultores e amigos italianos”, ressaltou.

Em seu pronunciamento, o prefeito Diogo Siqueira reforçou o trabalho conjunto realizado após os desastres climáticos de maio de 2024. “Passamos juntos por momentos de dificuldades que nos fortaleceram como sociedade. Hoje apresentamos uma safra de qualidade, mas, principalmente, queremos reforçar e valorizar esses homens e essas mulheres responsáveis pelo desenvolvimento do nosso Estado”.

error: Conteúdo Protegido