Evento também marcou o início do Bento em Vindima
A Colheita da Uva no Rio Grande do Sul foi aberta oficialmente, nesta quinta-feira (18), em Bento Gonçalves. A celebração realizada na Vinícola Cainelli, em Tuiuty, contou com a colheita da uva, pisa, passeio de tuc-tuc, benção e música entre os parreirais. A atividade também marcou a abertura do Bento em Vindima, que acontece até 17 de março.
O evento contou com apresença do Secretário da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, Giovani Feltes, Deputado Estadual Guilherme Pasin, Prefeito em exercício Amarildo Lucatelli, representantes de entidades, prefeitos da região, vereadores e secretários.
O grupo foi recebido pelos artistas Samuel Pedrotti e o Coral Imigrante.
Representando as secretarias organizadoras do Bento em Vindima, o secretário de Turismo Davi Da Rold deu as boas-vindas aos presentes. “Precisamos saudar e engrandecer nosso produtor rural que, apesar de todas as dificuldades, enfrenta com coragem e faz com que a gente tenha um produto premiado mundo afora que é o vinho. A partir da uva, do trabalho, da fé do nosso agricultor, o produto é transformado em vinho. E foi aqui em Tuiuty que, 2002, a primeira experiência de vindima começou em uma festa da colheita e seguiremos fortificando esse trabalho”.
Roberto Cainelli Junior, da Vinícola Cainelli, ressaltou a importância da Vindima. “A única fruta que tem o nome próprio da sua colheita é a uva. A vindima celebra um ponto muito importante que é o encontro da viticultura heróica. Um trabalho muito difícil, que custa muitas horas até chegar nesse momento. E depois isso será transformado em vinhos e espumantes premiados”.
Representando a Assembleia Legislativa o Deputado Estadual Guilherme Pasin exaltou a realização do evento. “Vindima é festa. 2023 foi um ano pesado, muito difícil. E em meio a tantas dificuldades, nós nos encontramos ombreando lado a lado, mostrando que é pelo trabalho que a gente prospera, que as coisas acontecem, e pelo desafio superado que avança nossa vida. Pela agricultura é que a gente passa a compreender nossa região. Do trabalho, do cultivo da uva, do produto vinificado, da prosperidade e do trabalho. É por isso que na vindima a gente continua entendendo que festa é, que devemos comemorar e festejar a vida baseada na fé e no trabalho”, disse.
O Prefeito em exercício Amarildo Lucatelli evidenciou que o evento é realizado para celebrar o trabalho do agricultor. “Tenho muito orgulho de estar celebrando esse evento aqui, uma localidade em que nasci e me criei, onde trabalhei muito como agricultor, ajudando meus pais. E é especial celebrar essa abertura da Colheita da uva, porque é o que nos motiva a ser o que é Bento Gonçalves. É celebrar todo o trabalho dos nossos agricultores, é evidenciar a nossa região toda, pois temos que pensar de forma unificada, crescer juntos”
O secretário, Giovani Feltes, ressaltou que a força, o trabalho e a fé construíram uma região que ajuda a contar a história do Rio Grande do Sul e que é algo a ser seguido por outras regiões. “Estar aqui hoje é momento de regozijo e alegria. Cada homem e mulher aqui presente ajudaram a construir essa realidade. A resiliência, a efervescência e o trabalho de cada um aqui dessa região faz superar todas as dificuldades. Precisamos aplaudir quem labuta na atividade primária, principalmente na produção de uva, com a produção dos melhores vinhos, espumantes e sucos”.
A expectativa de produção para a safra 23/24, segundo dados da Seapi e Emater, é alcançar cerca de 719 mil toneladas de uva.
O padre Adelar Zanetti realizou a benção da safra e dos agricultores. Após a colheita da uva, as autoridades foram conduzidas por Roberto Cainelli tuc-tuc para realizar a pisa da uva.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Foto: Rádio Difusora
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves