Na manhã desta sexta-feira (1º), ocorreu na Via Del Vino, no centro de Bento Gonçalves, a abertura oficial da Semana da Pátria. Neste ano foram instituídos três temas no âmbito da Federação Brasileira, sendo no Nacional, “Centenário de falecimento de Ruy Barbosa de Oliveira”, no estadual, “Centenário da Revolução de 1923 – Revolução Assisista”, e no municipal, “Rumo à sustentabilidade: olhares que transformam”.
A bandeira nacional foi hasteada pelo Prefeito Diogo Segabinazzi Siqueria, a estadual pelo subcomandante do 6º Bcom coronel Marcelo Dalbelo, e a municipal pelo vereador Ari Peliccioli. O momento cívico contou com a presença da estudante Gabriela Longhi Ribeiro, que interpretou a canção “Filhote do filhote”, do compositor Rubinho do Vale. Ela representou os talentos da rede municipal de ensino.
A Secretária de Educação Adriane Zorzi ressaltou o importante momento de engajamento das escolas para a Semana da Pátria. “A gente não faz a pátria, não faz educação, sem as pessoas que estão aqui hoje conosco abrindo as comemorações. Quero agradecer em especial cada um e vocês, desde a primeira reunião que estiveram conosco tanto para a participação no desfile como e agradecer as escolas infantis que tanto se esmeraram e fabricaram a decoração maravilhosa que está aqui”.
Sobre o tema municipal da Pátria, a Secretária destacou que a “sustentabilidade faz parte do nosso dia a dia, faz parte de nossa vida. Prepararmos este mundo que nós temos hoje para ser melhor para os nossos filhos, netos, para aqueles que vão nos suceder. E lembrar que somos uma pátria, nós temos um lugar muito especial que é o nosso país. Um país rico, lindo, de milhões de possibilidades. É por isso que temos que comemorar. Cada um de nós possa da sua maneira, do seu jeito, cantando, fazendo decoração, fazendo a diferença no seu espaço, seja em casa, na escola, no bairro, na cidade, buscando uma pátria cada vez sustentável”.
O Prefeito Diogo Segabinazzi Siqueira salientou sobre a valorização dos símbolos pátrios. “Momento hoje é de valorizar, de relembrar a nossa história. A gente precisa de tempos em tempos valorizar os nossos símbolos. E aqui estamos relembrando uma história do Brasil. Uma história que começou há séculos atrás, evoluindo para uma independência, a nossa autonomia de país. A gente precisa lembrar dos antepassados, tudo aquilo que passaram para a gente chegar a ser um país. E essa geração que está vindo tem tudo para fazer o Brasil muito mais forte, muito mais rico”.
As sessões cívicas ocorrem a partir do dia 1º de setembro, às 9h, e se encerram no dia 7 de setembro, às 9h. Nos demais dias, o hasteamento das bandeiras ocorre às 9h, e o arriamento, às 16h. A culminância é no dia 07 de setembro, quando ocorre a partir das 9h, o Desfile Cívico, na Via Del Vino. A concentração das escolas será a partir das 8h e o trajeto tem início na frente do Banrisul e término na frente da Igreja Santo Antônio.
Participaram da solenidade de abertura das atividades da Semana da Pátria os seguintes educandários: EMI Professora Simone Dalla Costa Lemos, Impulso Bento, EMEF Fenavinho, EMI Bom Pastor, EMI Jardim Glória, EMEF Vânia Medeiros Mincarone, EMEF São Valentin, EMEF Floriano Peixoto, EMEF Senador Salgado Filho, Colégio Marista Aparecida, EMI Santa Fé, EMEF Maria Borges Frota, EMI Luz do Amanhã, EMI Raio de Sol, EMI Recanto dos Beija-Flores, EMI Mamãe Coruja, EMI Arco-íris da Alegria, EMEF Princesa Isabel, EMEF Ernesto Dorneles, EMTI São Roque, EMEF Noely Clemente de Rossi, EMEM Alfredo Aveline, EMI Criança Feliz, EMEF Liette Tesser Pozza, EMEF Santa Helena, EMI Paulo Freire e EMI Recanto Alvizaul.
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Foto: Rodrigo De Marco e Jose Martim Estefanon
PG
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor