Buscando destacar o tema proposto nacionalmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) para a 11ª Primavera dos Museus, “Museus e suas Memórias”, o cronograma de atividades do Museu do Imigrante abre a programação com duas exposições.
No dia 19, o Museu abrigou a exposição “Memórias Orais: Reticências da nossa terra” que apresenta extratos do projeto “Transmissão de saberes Orais”, desenvolvido pela equipe do Museu em 2006. Pautada no conceito de patrimônio imaterial, a ação se configurou na busca de relatos orais dos moradores do Município com narrativas sobre as memórias e vivências na região. A exposição permanece no local até o dia 19 de outubro.
A segunda exposição intitulada “Luciana de Abreu: Deem-nos a educação e instrução; nós faremos o mais” conta a trajetória da intelectual e sua atuação na luta pelos direitos das mulheres. A mostra está disponível para visitação até o dia 24 de setembro.
Na ocasião, o Prefeito Guilherme Pasin assinou o termo voluntário de Amigo do Museu. “É um momento único e especial, e de valorização deste espaço que abriga a memória da nossa imigração. Hoje pude mostrar para minha filha um pouco desta história, que precisamos deixar viva”, disse. O ato é fundamental na construção de parcerias com a sociedade e através destas ações desenvolverem atividades essenciais para a preservação e difusão da história.
No próximo sábado, 23, o Museu do Imigrante, com iniciativa da Associação Amigos Museu do Imigrante, realiza a primeira edição do “Café com Memória” que faz parte das comemorações dos 50 anos da Fenavinho. O encontro se trata de uma roda de conversa com pessoas que participaram da história das edições da Festa em Bento Gonçalves. A atividade cultural acontecerá na Fundação Casa das Artes, às 15h.
Mais informações pelo e-mail: museudoimigrante@bentogoncalves.rs.gov.br ou pelo telefone (54) 3451-1773.
O evento contou ainda com a presença dos secretários Municipais de Governo e Administração, Ênio de Paris, e da Cultura, Evandro Soares.
Amigos do Museu do Imigrante (AMI)
Fundada em 18 de maio de 2017, é uma entidade civil, de direito privado, sem fins lucrativos, de caráter filantrópico e cultural, que congrega voluntários, pessoas físicas ou jurídicas de diferentes áreas e segmentos. Tem sua sede na Rua Herny Hugo Dreher, 127, bairro Planalto.
A AMI é constituída para o fim de apoiar projetos e atividades desenvolvidas pelo Museu do Imigrante, além de divulgar suas ações à comunidade e com prazo de duração indeterminado.
Para solicitar adesão à AMI basta entrar em contato com Museu do Imigrante pelo e-mail: museudoimigrante@bentogoncalves.rs.gov.br ou pelo telefone (54) 3451-1773. Acesse a página da AMI no facebook e acompanhe a divulgação das atividades da Associação, bem como do Museu do Imigrante. Link: https://www.facebook.com/AmigosMuseudoImigrante/.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Fotos: José Estefanon
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor