Nesta terça-feira, 21, ocorreu no Salão Nobre da Prefeitura a abertura da mostra coletiva “Uma nova percepção em Arte”. A exposição traz as vivências artísticas das alunas que cursaram a oficina “Entalhe e Pintura em Giz de Cera”, coordenada pelo renomado artista plástico Ivalino Postal, no Ateliê de Pintura da Casa do Artesão e do Artista Plástico, que ocorreu no período de 2018 e 2019.
Entre relevos e texturas, a técnica em entalhe permite ao artista plástico trabalhar a madeira com o propósito de dar vida a uma forma. Assim, a exposição compreende mais de 20 de obras com o objetivo de proporcionar uma nova percepção de arte e visão da alma, permitindo ao observador tocar suavemente a obra, sentir o desenho e a sua forma e perceber a técnica do entalhe sobre a madeira.
A curadora da mostra, Eliane Magnani, destacou que “a proposta desta nova exposição nos remonta a uma técnica milenar, em baixo relevo, que nos possibilita interagir. Dessa forma, podemos tocá-las, olhar, de sentir se ela é áspera, se é lisa. É uma técnica diferente que aguça os sentidos e as percepções”.
A presidente da Associação dos Artistas Plásticos da Serra Gaúcha (AAPLASG), Ivete Menegotto Todeschini, agradeceu ao Poder Público de abrir o Salão Nobre para as exposições artísticas: “é muito gratificante estarmos aqui com a nossa segunda exposição e juntamente com a Prefeitura de mãos dadas com a Arte. Isso demonstra sensibilidade para o público e para o artista plástico”.
O secretário da Cultura e presidente da Fundação Casa das Artes, Evandro Manes Soares, ressaltou que “valorizar nossos artistas é compartilhar com a comunidade um trabalho contínuo da Cultura. Aqui no Salão Nobre também é um espaço de trocar idéias, de evoluir, de trocar conhecimentos e de desenvolver a Arte produzida em Bento Gonçalves”.
O Prefeito em exercício, Rafael Pasqualotto, destacou o seu encantamento com a mostra. “Fiquei maravilhado pela com as obras desta exposição. Ela nos propõe um olhar diferente, onde nos convida a interagir. Apreciar cada obra nos faz constatar a riqueza que é a sensibilidade de criação do artista plástico. Estar imerso nessa exposição, no coração da cidade, traz, também, um compromisso que o Poder Público tem com o artista e com a Cultura: de sempre estar incentivando a sua Arte”.
Desde novembro de 2019, a Administração Municipal regulamentou o uso do Salão Nobre do Palácio Municipal para exposições. Nesse sentido, o Poder Público municipal tem importante relevância no fomento e incentivo à cultura e da democratização do acesso aos bens e atividades culturais, às artes e à preservação da memória local, bem como, a permanente necessidade de promover a difusão das Artes locais.
A exposição coletiva “Uma Nova Percepção Em Arte” segue no Salão Nobre até o dia 04 de fevereiro e pode ser conferida das 9h às 17h. A entrada é gratuita.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura
Fotos: Jose Martim Estefanon
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves