ABE realiza cursos sobre os aromas dos vinhos

Para treinar e aperfeiçoar a identificação dos aromas nos vinhos, a Associação Brasileira de Enologia (ABE), juntamente com a Intelli’oeno, realizou os cursos “Aromas positivos do vinho” e “Defeitos do vinho”. Os encontros, ministrados pelo enólogo francês Christophe Gerland, reuniram 50 participantes no Dall’Onder Grande Hotel, em Bento Gonçalves, nos dias 8 e 9 de julho.

O presidente da ABE, enólogo Juliano Perin, destaca a importância das palestras com o enólogo francês. “Unindo seus conhecimentos como engenheiro microbiologista e enólogo, Gerland compartilhou sua experiência para qualificar e atualizar os profissionais ligados à Enologia. Além de melhorar o desempenho em degustações, os participantes puderam conhecer fatores que influenciam a aparição de aromas negativos e como preveni-los”, explica Perin.

Gerland, membro da Sociedad Intelli’oeno, da França, abordou técnicas e práticas para a identificação dos diferentes aromas que podem estar presentes nos vinhos, desde o vinhedo até a garrafa. “Os aromas estão associados às uvas, às fermentações, ao envelhecimento e à conservação, mas cada pessoa tem uma capacidade particular de perceber as características dos vinhos, por isso, é importante compreender suas percepções e também as dos outros”, destacou o enólogo durante sua abordagem, que envolveu degustações, testes sensoriais comparativos e discussão sobre as impressões dos participantes.
Foto: Augusto Vasconcelos/Conceitocom Brasil; Divulgação ABE

Fonte: Conceitocom Brasil

error: Conteúdo Protegido