Pela primeira vez na história da Avaliação Nacional de Vinhos (ANV), a Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV) – entidade máxima do mundo vitivinícola com sede em Paris -, estará presente no evento com sua presidência. A brasileira Regina Vanderlinde, que assumiu a instituição no início de julho, integrará o painel de comentaristas da maior degustação de vinhos de uma safra do mundo. O grupo, formado por enólogos, sommeliers, jornalistas e médico terá a missão de compartilhar com um público de cerca de mil apreciadores suas impressões sobre a Safra 2018. O encontro será realizado dia 29 de setembro, no Pavilhão E do Parque de Eventos de Bento Gonçalves.
O evento segue um ritual de degustação. Todas as amostras serão degustadas às cegas e cada um dos 16 comentaristas apresenta a sua avaliação do vinho. As observações quanto aos aspectos visual, olfativo e gustativo apresentadas pelo degustador convidado podem ser anotadas pelo público servindo como referência para futuras interpretações. Isso permite o aprimoramento do gosto pelo vinho, evidenciando o caráter educativo da Avaliação. Em seguida, passa-se para outra amostra, repetindo-se o mesmo procedimento até o final.
Somente depois de degustar as 16 amostras será anunciado o resultado dos 30% (109 vinhos) e das 16 amostras selecionadas como as mais representativas da Safra 2018. Todo serviço do vinho será feito por alunos dos cursos de Viticultura e Enologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – Campus Bento Gonçalves, Instituto Federal de Santa Catarina – Campus Urupema e da Universidade Federal do Pampa – Unipampa. Serão 120 voluntários que gerenciarão 1.440 garrafas, 90 de cada amostra.
Etapa por etapa
O evento mais concorrido do Brasil pelos apreciadores de vinhos começou ainda em junho, com a inscrição das amostras pelas vinícolas. No mês seguinte, técnicos da ABE e da Embrapa Uva e Vinho, percorreram o Brasil para coletar os vinhos diretamente dos tanques de aço inox. Teve amostra que chegou a percorrer 3 mil quilômetros para chegar na Capital Brasileira do Vinho. Amostras recolhidas, a terceira etapa foi degustar e avaliar cada vinho. Este trabalho foi realizado de 14 a 23 de agosto por 120 enólogos.
O resultado será divulgado no dia 29 de setembro, quando será anunciada a relação dos 30% mais representativos, diante das 344 inscritas por 49 vinícolas de seis estados brasileiros. O público poderá, ainda, degustar 16 amostras selecionadas entre os 30%, provando na taça a representatividade da Safra 2018. As inscrições abriram às 9h20min do dia 4 de setembro, encerrando 1hora e 30 minutos depois.
COMENTARISTAS
1. Carlos Abarzúa – Enólogo do Ano 2017 – Brasil
2. Carlos Cabral – Consultor de Vinhos – Brasil
3. Carolina Bahia – Jornalista – Brasil
4. Caroline Dani – Biomédica – Brasil
5. Celso Masson – Jornalista – Brasil
6. Cristiano Melles – Presidente da ANR Brasil – Brasil
7. Dirceu Vianna Jr. – Master of Wine – Inglaterra
8. Edsandro Arruda – Sommelier – Brasil
9. Francine Dion – Diretora Técnica do Séléctions Mondiales – Canadá
10. Johnny Mazzilli – Jornalista – Brasil
11. Lúcia Bailetti – Enóloga – Itália
12. Nicholas Corfe – Importador Go Brazil – Reino Unido
13. Otávio Berwanger – Médico Cardiologista – Brasil
14. Pablo Ugarte – Diretor do Catador Awards – Chile
15. Regina Vanderlinde – Presidente da OIV – Brasil
16. Sorteado entre o público
Foto: Jeferson Soldi
Fonte: Conceitocom Brasil
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor