Presença do representante da organização intergovernamental marca um importante capítulo na aproximação entre o Brasil e o cenário internacional do vinho
Desde terça-feira (19), o diretor-geral da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV), John Barker, cumpre uma extensa agenda no Brasil, acompanhado de uma comitiva composta por representantes dos setores público e privado com foco no fortalecimento das relações técnicas, científicas e institucionais com o setor vitivinícola nacional.
Durante sua passagem pelo país, que se encerra nesta sexta-feira (22), o representante da organização intergovernamental também está sendo acompanhado pela diretora Técnica em Enologia da Associação Brasileira de Enologia (ABE), Fernanda Rodrigues Spinelli, inclusive no Rio Grande do Sul, principal polo produtor do país. No dia 22, o presidente da entidade, Mário Lucas Ieggli, e o vice, Michel Zignani, acompanharão Barker em uma visita técnica sobre cooperativismo, juntamente com o ex-presidente da ABE, Ricardo Morari.
A visita integra uma missão por cinco países da América do Sul e marca um importante capítulo na aproximação entre o Brasil e o cenário internacional do vinho. A participação da ABE nas atividades reforça a relevância da entidade no panorama técnico e científico, além de seu papel estratégico no fortalecimento da parceria com a OIV.
Fernanda Spinelli, que também preside a Subcomissão de Métodos de Análise da OIV para o período de 2024 a 2027, destaca a importância desse movimento. “A atuação brasileira nas comissões científicas da OIV tem ganhado visibilidade, e agora damos mais um passo em direção à internacionalização da nossa diversidade produtiva, à valorização do vinho brasileiro e ao protagonismo de nossos especialistas”, observa.
A diretora da ABE ressalta ainda que a presença de John Barker no Brasil consolida o diálogo entre as entidades e abre espaço para colaborações futuras. Um dos principais frutos da aproximação é a presença de avaliadores internacionais especialistas da OIV na Avaliação Nacional de Vinhos (ANV). E, neste ano, o evento será o maior da história, reunindo 536 amostras de 76 vinícolas de nove estados, no dia 25 de outubro, em Bento Gonçalves. “Trata-se de um marco de reconhecimento à qualidade e à representatividade do evento no cenário global”, comemora Fernanda.
Os encontros de Barker têm como eixos centrais a sustentabilidade, a inovação, o estímulo à cooperação técnica e a escuta ativa das realidades locais. Com apoio do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e do Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Consevitis-RS), a agenda inclui visitas técnicas a vinícolas, encontros com lideranças públicas e privadas, além de uma coletiva de imprensa em Bento Gonçalves (RS).
Fonte: Conceitocom Brasil
Fotos: Divulgação ABE
Mais de 400 municípios são premiados por aumentar cobertura vacinal do Rio Grande do Sul
MULHER RECEBE BALDE DE ÁGUA SANITÁRIA NO ROSTO AO COLHER BERGAMOTA NO BAIRRO PLANALTO, EM CARLOS BARBOSA
IDOSO MORRE EM ACIDENTE NA ERS-431, NA COMUNIDADE DE SANTA BÁRBARA, EM SÃO VALENTIM DO SUL