AAECO segue recebendo TVs que não serão mais utilizadas após desligamento do sinal analógico em Bento

Com o desligamento definitivo do sinal analógico de televisão no estado do RS, que ocorreu na semana passada, a preocupação da Seja Digital, entidade responsável por fazer a migração para o sinal digital em todo o país, recai sobre a destinação correta de aparelhos de televisores estragados ou que não serão mais utilizados com o sinal analógico desligado.

A Seja se juntou com o poder público de alguns municípios para indicar pontos de coleta desses aparelhos. Em Bento Gonçalves a Associação Ecológica Ativista (AAECO), Organização Não Governamental (ONG), que realiza esse trabalho a quase oito anos, foi a entidade destinada a receber o chamado lixo eletrônico. O presidente da ONG Gilnei Rigotto, agradeceu a confiança da Seja Digital e afirmou que a diferença sentida desde o desligamento do sinal analógico é pequena devido a população do município já ter certa consciência ambiental há alguns anos

“Foi uma satisfação a nossa entidade ter sido escolhida como ponto aqui na Serra, isto veio a calhar porque a população de Bento vem fazendo isso a muito tempo e sabe que o ponto de recolhimento fica na AAECO. Então nós não notamos uma diferença muito grande, na proporção um aumento de 10% a 15%”.

O presidente citou também o destino que é dado para o lixo 18010796_858177310987640_6198267973786919966_neletrônico recolhido pela AAECO. Segundo ele a empresa Ambe Gerenciamento de Resíduos Tecnológicos, que recebe o lixo e realiza a descontaminação do chumbo e do pó fosfórico, elementos químicos bastante nocivos ao meio ambiente e a quem manipula essas substâncias  possui certificação e licença de operação para realizar a descontaminação, e envia todos os certificados de cada carga enviada pela AAECO, o que dá segurança às pessoas.

Além de Bento Gonçalves, outros 37 locais no estado recebem o descarte: Alvorada, Cachoeirinha, Canoas, Caxias do Sul, Cidreira, Gravataí, Guaíba, Imbé, Novo Hamburgo, Porto Alegre, São Leopoldo, Sapucaia do Sul e Viamão.

Lembrando que as televisões de tubo, ou de tela fina sem conversor embutido podem receber o sinal digital com a ajuda de um conversor digital e uma antena UHF externa. A Associação Ativista Ecológica (AAECO) fica na Av. Osvaldo Aranha, 493, bairro Juventude, e pode ser contatada através dos telefones 3452-9710/ 8136-3253

Fotos: Arquivo pessoal/Gilnei Rigotto

 

error: Conteúdo Protegido