Com o desligamento definitivo do sinal analógico de televisão no estado do RS, que ocorreu na semana passada, a preocupação da Seja Digital, entidade responsável por fazer a migração para o sinal digital em todo o país, recai sobre a destinação correta de aparelhos de televisores estragados ou que não serão mais utilizados com o sinal analógico desligado.
A Seja se juntou com o poder público de alguns municípios para indicar pontos de coleta desses aparelhos. Em Bento Gonçalves a Associação Ecológica Ativista (AAECO), Organização Não Governamental (ONG), que realiza esse trabalho a quase oito anos, foi a entidade destinada a receber o chamado lixo eletrônico. O presidente da ONG Gilnei Rigotto, agradeceu a confiança da Seja Digital e afirmou que a diferença sentida desde o desligamento do sinal analógico é pequena devido a população do município já ter certa consciência ambiental há alguns anos
“Foi uma satisfação a nossa entidade ter sido escolhida como ponto aqui na Serra, isto veio a calhar porque a população de Bento vem fazendo isso a muito tempo e sabe que o ponto de recolhimento fica na AAECO. Então nós não notamos uma diferença muito grande, na proporção um aumento de 10% a 15%”.
O presidente citou também o destino que é dado para o lixo eletrônico recolhido pela AAECO. Segundo ele a empresa Ambe Gerenciamento de Resíduos Tecnológicos, que recebe o lixo e realiza a descontaminação do chumbo e do pó fosfórico, elementos químicos bastante nocivos ao meio ambiente e a quem manipula essas substâncias possui certificação e licença de operação para realizar a descontaminação, e envia todos os certificados de cada carga enviada pela AAECO, o que dá segurança às pessoas.
Além de Bento Gonçalves, outros 37 locais no estado recebem o descarte: Alvorada, Cachoeirinha, Canoas, Caxias do Sul, Cidreira, Gravataí, Guaíba, Imbé, Novo Hamburgo, Porto Alegre, São Leopoldo, Sapucaia do Sul e Viamão.
Lembrando que as televisões de tubo, ou de tela fina sem conversor embutido podem receber o sinal digital com a ajuda de um conversor digital e uma antena UHF externa. A Associação Ativista Ecológica (AAECO) fica na Av. Osvaldo Aranha, 493, bairro Juventude, e pode ser contatada através dos telefones 3452-9710/ 8136-3253
Fotos: Arquivo pessoal/Gilnei Rigotto
1º Simpósio de Estomias do Tacchini reúne 70 profissionais de saúde
Secretaria da Mobilidade informa alterações no trânsito no bairro Maria Goretti, em Bento
Valor de repasse do IPE Saúde é ampliado e prestadores receberão R$ 163,1 milhões nesta quinta, dia 21