A Associação Ativista Ecológica (AAECO) de Bento Gonçalves atendeu uma denúncia de crime ambiental, na manhã da terça-feira, dia 12, com relação ao despejo de efluentes no Arroio Burati, no município.
Conforme o diretor da AAECO, Gilnei Rigotto, a entidade recebeu a denúncia de poluiçãoe em uma parte do arroio, e se deslocou até o ponto indicado, onde verificou grande quantidade de espuma proveniente de efluentes, em um trecho de aproximadamente trê quilômetros.
A AAECO acionou a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, para a coleta de amostras da água, para tentar chegar até a origem do despejo dos efluentes. Segundo Rigotto, os infratores se aproveitam da chuva intensa para despistar a fiscalização pelo grande volume e força do curso água, o que em um dia de baixo volume, seria mais fácil a identificação da origem dos mesmos. O despejo de poluentes durante a noite também é uma das táticas dos infratores, conforme Rigotto.
A Secretaria do Meio Ambiente, esteve no local, verificou a poluição por dejetos e realizou a coleta da água, mas afirmou não haver vestígios concretos que levem a causa e origem da poluição. Segundo o secretário da pasta, Cláudio Dias, pode ter havido o acúmulo de dejetos às margens do arroio, e o grande volume de água, nos últimos dois dias pode ter originado a espuma. Os fiscais irão averiguar a condição daágua e tentar identificar, a origem da poluição.
Fonte: Central de Jornalismo Difusopra com informações da AAECO
Foto: AAECO
Corede Serra mobiliza região para votar na Consulta Popular
IDENTIFICADO HOMEM QUE MORREU EM ACIDENTE COM TRATOR EM FARIA LEMOS, INTERIOR DE BENTO GONÇALVES
TRÂNSITO RETORNA AO SISTEMA TRADICIONAL DE COMBOIO NA BR 470, SERRA DAS ANTAS, ENTRE BENTO GONÇALVES E VERANÓPOLIS