A Associação Ativista Ecológica (AAECO) de Bento Gonçalves recebeu na manhã desta terça-feira, 23, uma denúncia de que uma estrada havia sido aberta de forma irregular na Rua Natalina Sandrin Zanetti, Bairro Imigrante.
Se deslocando até o referido ponto, os fiscais constataram uma terraplanagem que incidiu em aterramento de várias árvores nativas e também, parcialmente, de uma nascente adjacente ao local.
Segundo o denunciante, que de forma anônima ligou para AAECO, na mesma rua já foi cometido adiante deste local outro aterramento para entrada de uma oficina.
Diante da gravidade dos fatos, segundo o secretário Geral da AAECO, Gilnei Rigotto, além de comunicar aos fiscais da Secretaria do Meio Ambiente, também acionou o Ministério Público, sugerindo a abertura de inquérito civil para apurar as irregularidades e responsabilizar os infratores.
Rigotto explica que sugeriu à Promotoria que se faça o infrator realizar um Projeto de Recuperação de Área Degradada (PRADE). “Parece que quem realizou o aterramento não está preocupado com punições pois existem diversos moradores em frente ao acontecido e, mesmo assim, o fez de forma escancarada”, comenta Rigotto.
O Secretário Geral da entidade diz que neste caso teria de haver no local uma placa da SMMAM com Licença Prévia para iniciar a obra e nada disso se verificou no local. “É lamentável que isso ocorra. Espero medidas duras tanto da SMAMM como do Ministério Público”, finaliza Rigotto.
Fonte e Fotos: AAECO
Evento alusivo a Semana Nacional de Trânsito vai reunir mais de 900 pessoas em caminhada no bairro São Roque
Identificado casal que morreu em grave acidente no trevo São José, em Carlos Barbosa
Encontro da Mulher Empreendedora conecta negócios, tecnologia e futuro