Aapecan de Bento inaugura casa de apoio, com 16 acomodações para pacientes e acompanhantes

Na tarde desta quinta-feira, dia 12, foi inaugurado a nova estrutura da Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan), em Bento Gonçalves, que agora passa a contar com uma casa de apoio, na Rua Avaí, no Bairro Maria Goretti.

O espaço passa a hospedar com conforto e amparo, pessoas que se deslocam de outras cidades até Bento Gonçalves para realizar tratamento oncológico.

No total, são 16 acomodações oferecidas, recebendo tanto usuários como seus acompanhantes. Além da hospedagem, os acolhidos tem direito a quatro refeições ao dia, gratuitamente. O espaço dispõe de salas para convivência, grupos de apoio, oficinas de artes, espaço para palestras e ações da entidade.

Para a coordenadora da Unidade, Tatiele Medeiros, a ampliação do atendimento da Aapecan em Bento Gonçalves é uma grande vitória e um sonho para a unidade, que hoje atende em média de 200 pessoas ao mês e abrange 33 municípios:

“Estamos realizando um sonho. Vamos conseguir proporcionar ainda mais conforto, muito carinho aos nossos pacientes e também aos familiares deles. A partir de hoje vamos atender ainda mais pessoas, quem precisa estar fazendo o tratamento no Hospital Tacchini e precisa desse acolhimento durante o período de tratamento do paciente”, explicou.

O fundador e diretor executivo da Aaapecan, Paulo Vasques, ressaltou o trabalho realizado desde a hospedagem, até o acompanhamento psicológico aos envolvidos:

“Com essa casa de apoio, oferecemos hospedagem a usuários e acompanhantes de outros municípios, que vem até Bento Gonçalves. Oferecemos desde a hosepdagem até um apoio e acompanhamento psicológico. Agradecemos a solidariedade de todo o povo gaúcho, que sempre contribui com a instituição”, afirmou.

A presidente da Aapecan, Marli Larandi, destaca o trabalho de apoio prestado pela associação e agradece a ajuda da comunidade:

“Agradecemos o apoio dos moradores, tanto com doações, quanto trabalhos voluntários que são realizados. E a casa de apoio oferece toda a assistência psicológica, aqui em Bento Gonçalves estamos inaugurando uma ótima estrutura, que vai atender muito bem a todos”, comemorou.

Um dos usuários da Aapecan de Bento Gonçalves, Erceli Goin, declarou o acolhimento prestado desde que passou a ser atendido pela associação e que agora terá uma estrutura ainda maior:

“Evento maravilhoso, esta inauguração da nova casa da Aapecan, que ficou muito linda, oferece condições para pessoas de fora. Sou usuário há alguns anos da casa e fui sempre muito bem acolhido. Temos que agradecer desde as cozinheiras, assistência social, psicóloga e todos os funcionários. Também pedimos para que as pessoas apoiem mensalmente a Aapecan, que estão apoiando não só a associação, como a comunidade, aqueles que mais precisam.”, declarou.

O vice-prefeito de Bento Gonçalves, Amarildo Lucatelli, também compareceu a cerimônia de inauguração da nova casa da associação, que também teve a presença de funcionários da entidade de Bento Gonçalves e outras cidades do estado, pacientes e familiares. A solenidade contou com atração musical e café comemorativo, junto a todos os presentes.

Serviço de Acolhimento Institucional Provisório da Aapecan

A Casa de Apoio integra o serviço de acolhimento institucional provisório da Associação, é ofertado aos usuários com a doença oncológica em tratamento que se encontram em situação de vulnerabilidade e risco social, e pessoal, devido à doença. Desta forma o usuário com diagnóstico de câncer e seu acompanhante permanecem em um local com proteção durante o período do tratamento. O serviço de acolhimento institucional provisório está previsto na Lei 12868/2013 no artigo 18, parágrafo 2º, inciso III.

A inauguração em Bento Gonçalves trata-se da 11ª Casa de Apoio da Aapecan. O tipo de serviço é ofertado também nas cidades de: Porto Alegre (sede), Caxias do Sul, Ijuí, Lajeado, Passo Fundo, Pelotas, Rio Grande, Santa Cruz do Sul, Santa Maria e Uruguaiana.

Sobre a Aapecan

A instituição sem fins lucrativos é uma Organização da Sociedade Civil (OSC), que atua no amparo, orientação e auxílio gratuito às pessoas com Câncer. Inaugurada em 2005, na cidade de Caxias do Sul, a entidade possui 14 unidades (onze delas com Casas de Apoio). Em 17 anos de atuação no estado, já foram mais de 23 mil pessoas atendidas. Para mais informações, acesse www.aapecan.com.br ou ligue no telefone (054) 3055-9400.

Fotos: Rádio Difusora

 

 

error: Conteúdo Protegido