Com um processo iniciado ainda em 2023 chamado “No Caminho da Catequese”, a Comissão de Iniciação à Vida Cristã realizou o Censo Catequético, que se desenrolou em mudanças no itinerário diocesano
“A Igreja é mãe se transmite a fé no amor, sempre com ar de amor. Não se pode transmitir a fé sem esta caraterística materna”, expressou o Papa Francisco em uma homilia na Casa Santa Marta em 2018. E a transmissão da fé, ou a catequese que popularmente conhecemos em nossas paróquias e comunidades, é uma preocupação recorrente do Santo Padre.
Inspirada pelas palavras do Papa Francisco, que alerta sobre a urgência de anunciar uma esperança concreta em Jesus Cristo, a Igreja no Brasil realiza, durante o tempo do Advento a Campanha para a Evangelização. A iniciativa quer reavivar a confiança e o vigor da fé em cada coração, levando a mensagem de que Deus se fez carne e habita na humanidade.
Na Diocese de Caxias do Sul, a transmissão da fé às novas gerações é uma prioridade pastoral. Com um processo iniciado em 2023 chamado “No Caminho da Catequese”, a Comissão de Iniciação à Vida Cristã realizou o Censo Catequético, que recebeu 11 mil respostas de padres, coordenadoras, catequistas, pais/responsáveis e catequizandos. Aliado a isso, a coordenação visitou todas as Regiões Pastorais ao longo do primeiro semestre de 2024 para escutar a realidade.
De todo esse processo, que ainda está sendo desenvolvido, nasceram mudanças no itinerário catequético que iniciaram a implementação no segundo semestre de 2024 e seguirão em 2025. Uma das novas propostas, surgida da demanda apresentada no Censo, para privilegiar a catequese familiar, foram encontros para pais e familiares dos catequizandos.
E eles aconteceram ao longo dos meses de setembro, outubro e novembro, em todas as Regiões de Pastoral. O empresário Ronaldo Silvestre, que é pai da catequizanda da Catedral Diocesana de Caxias do Sul, Ingrid Quadros Silvestre, ressalta a importância desses momentos em comunidade. “Uma das atividades que a gente participou foi dos encontros, com o objetivo de entender quais são os objetivos que a Catequese tem; quais são os ensinamentos que as nossas crianças podem aprender e, também, para que a gente possa replicar um pouco desse conhecimento dentro de casa, fazendo com que a casa da gente e a Catequese tenham uma sintonia”.
E todo esse processo é acompanhado por catequistas que disponibilizam os talentos confiados por Deus para a transmissão da fé. Disse o Papa Francisco na conclusão da Jornada Mundial da Juventude 2023, em Lisboa. “Obrigado às nossas raízes que nos transmitiram a fé, que nos transmitiram o horizonte duma vida”.
Em 2024, a Campanha para a Evangelização tem como tema: “Jesus, nossa Esperança, habita entre nós. É nossa missão anunciá-lo”. E os catequistas são chamados a serem faróis da Esperança para crianças e famílias. É o que partilha conosco a catequista Rosalba Perez. “Ser uma catequista farol da Esperança é demonstrar para todos os pais e para os próprios catequizandos que a Igreja é viva e unida e que através dos ensinamentos de Jesus, podemos ter esperança nos momentos difíceis que passamos, que Jesus está conosco e que temos o apoio de toda a comunidade-Igreja”.
A manutenção e o acompanhamento do projeto “No Caminho da Catequese” são feitos com recursos da Campanha para a Evangelização, que realiza sua coleta nacional sempre no III Domingo do Advento, neste ano dias 14 e 15 de dezembro. Do total de R$ 46.718,77 que ficaram na Diocese de Caxias do Sul a partir da coleta realizada em 2023, R$ 19.091,72 foram destinados à Iniciação à Vida Cristã.
Nesse sentido, a coordenadora diocesana de IVC, Margareth Bedin Menegat, recorda a importância do investimento realizado pela Diocese de Caxias do Sul na organização catequética. “O encontro pessoal com Jesus Cristo é o objetivo da Catequese, e a Diocese contribuiu muito com estas mudanças implementadas e irá continuar contribuindo. Por isso que a Campanha para a Evangelização é muito importante”.
O secretário executivo de campanhas da CNBB, o padre Jean Poul Hansen, convida para participar da coleta nacional. “Essa coleta sustenta a ação evangelizadora na Diocese, no Regional e na dimensão nacional da CNBB. Por isso, nos dias 14 e 15 de dezembro, seja generoso, seja generosa na sua oferta aí mesmo na sua comunidade, pois tudo será posto em comum e ação evangelizadora da Igreja no Brasil é que vai ganhar com isso”.
Além da Iniciação à Vida Cristã, também receberam recursos da Campanha para a Evangelização 2023 a Pastoral da Comunicação e o Setor Juventude.
Confira o vídeo: A esperança na transmissão da fé: a Campanha para a Evangelização na Catequese da Diocese de Caxias
Fonte: Diocese de Caxias do Sul
Deputado Guilherme Pasin lidera mobilização pela continuidade do PERSE
Leite participa de premiação de startups do programa BRDE Labs RS 2024
Feira da Agricultura Familiar une tradição e inovação durante o South Summit Brazil 2025