À espera dos novos trajes da Senhorita Festiqueijo e de sua Dama de Companhia

Peças serão apresentadas oficialmente no dia 28 de maio, durante o Jantar do Queijo, promovido pelo Lions Clube de Carlos Barbosa. Lourdes e Zelinda Zarpelon são as costureiras responsáveis pelos trajes da Festiqueijo

Um dos momentos mais aguardados nos meses que antecedem o Festiqueijo é a apresentação dos trajes da Senhorita Festiqueijo e de sua Dama de Companhia. A criação sempre é cercada de muitas histórias e curiosidades e a cada edição novos figurinos são apresentados, tendo como ponto de partida a cultura e história do Festival. Nesta edição, com a retomada presencial, após dois anos de espera em razão da pandemia, os novos modelos serão apresentados oficialmente no dia 28 de maio, durante o Jantar do Queijo, promovido pelo Lions Clube de Carlos Barbosa. No entanto, já serão utilizados no dia 27 de abril, quando acontece o lançamento oficial do evento, em Porto Alegre. Na ocasião, também serão apresentadas outras novidades do 31º Festiqueijo que acontecerá de 1º a 31 de julho, de sextas a domingos.

O desenvolvimento de pesquisa e criação das peças levou cerca de três meses e ficou por conta da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Turístico, Indústria e Comércio de Carlos Barbosa. Já a confecção está a cargo de Lourdes Zarpelon e Zelinda Zarpelon, que há 15 anos são as costureiras oficiais dos trajes da Corte do Festival, transformando os croquis em verdadeiras obras de arte.

Na profissão há 40 anos, Lourdes é especialista em trajes para festa e foi a responsável por costurar os vestidos, enquanto Zelinda, sua cunhada, teve a missão de aplicar os bordados. No período de confecção dos figurinos, ambas dedicam cerca de um mês de trabalho diário. “Neste ano, começamos a preparação dos vestidos em março. Já estamos nos ajustes finais”, revela Lourdes.

No total foram usados dez metros de tafetá, quatro metros de zibeline, além de rendas rebordadas. As profissionais revelam que têm muito orgulho de serem as costureiras oficiais dos vestidos. “Principalmente depois que está pronto é uma satisfação enorme ver o nosso trabalho representando o Festiqueijo, um evento que divulga nacionalmente a nossa cidade”, comemoram. E o envolvimento com o evento ultrapassa o âmbito profissional, visto que Lourdes participa com suas filhas do Campeonato de Bocha Feminino, competição que integra a programação do Festival.

A Senhorita Festiqueijo, Kelly Cristina Guedes, revela que os trajes estão lindos, delicados e a ansiedade dela e da Dama de Companhia, Brenda Pagliarini Sartori, é grande para a apresentação no dia 27 de abril. “Estamos aguardando com muita alegria cada atividade e a apresentação dos novos figurinos está cercada de muita ansiedade, expectativa e também de gratidão por podermos viver esse momento, visto que em 2020 e 2021 não foi possível realizar eventos presenciais em função da pandemia”, destaca. A escolha da corte ocorre a cada 2 anos, no entanto, excepcionalmente, em função da pandemia, Kelly e Brenda ficarão por 3 anos.

Durante cinco finais de semana, o melhor da gastronomia e dos vinhos, da diversidade cultural, e de muitas atrações e experiências poderão ser vivenciados no Salão Paroquial da Igreja Matriz de Carlos Barbosa, local que reunirá queijarias e vinícolas que oferecem aos visitantes a degustação de dezenas de variedades de queijos, vinhos, espumantes e suco de uva, além de pratos típicos da culinária regional. Na programação, eventos paralelos estão sendo organizados para envolver ainda mais a comunidade, além de completar a experiência do turista.

Cláudio Chies, presidente do Festiqueijo 2022, enfatiza que a expectativa está grande para a apresentação dos trajes e também para o reencontro com o público. “Sem dúvida, essa é uma edição histórica, de retomada, e o lançamento neste mês de abril será o ponto de partida oficial desse Festival que tanto orgulha Carlos Barbosa”.

DIRETORIA

Claudio Chies – Presidente

Clovis Tramontina – Vice-Presidente

Fabio Rogerio Basso – Diretor de Gestão Pública

Marcius Dal Bó – Diretor de Marketing e Planejamento

Lari José Audibert – Diretor de Infraestrutura

Roberto Bavaresco – Diretor de Suprimentos

Leda Elisabete Regla – Diretora Cultural

Claudia Atuatti Barsé- Diretora Financeira Contábil

Vanderlei Rodrigues Schneider – Diretor de Controladoria Pública

Angelita Morari Canal – Secretária

SERVIÇO

O que? 31º Festiqueijo

Quando? De 1º a 31 de julho, somente de sexta a domingo

Local? Salão Paroquial da Igreja Matriz de Carlos Barbosa

Horários: Sextas-feiras: 14h às 23h; Sábados: 11h às 23h; Domingos: 11 às 17h

Fonte: Conceitocom Brasil

Foto: Letícia Pasini Guiot

error: Conteúdo Protegido