A dois meses do South Summit Brazil, governo prepara espaço para debates sobre resiliência e reconstrução

Correalizado pelo governo do Estado, o South Summit Brazil (SSB) ocorrerá de 9 a 11 de abril, no Cais Mauá, em Porto Alegre. O domingo (9/2) marca os dois meses que faltam para o início do evento, que chega à quarta edição.

O SSB 2025 estará conectado ao momento vivido no Rio Grande do Sul, com foco na inovação e na resiliência necessárias para a retomada econômica e social. Grandes especialistas do mundo inteiro debaterão esses temas durante o evento. Afetado pelas enchentes, o Cais Mauá será um dos símbolos da recuperação.

O governo gaúcho estará presente com o palco RS Innovation Stage, como nas últimas três edições. O espaço visa debater e divulgar soluções de inovação, ciência e tecnologia produzidas no contexto local, contando, ainda, com a interação de participantes da quádrupla hélice (governo, academia, iniciativa privada e sociedade civil organizada) nacionais e internacionais.

Durante os três dias de evento, o RS Innovation Stage receberá painéis, palestras e dinâmicas envolvendo uma diversidade de conteúdos. Na edição do ano passado, mais de 200 propostas participaram da seleção, com representantes de todos os ecossistemas regionais de inovação do Rio Grande do Sul e uma grande abrangência de temas.

As inscrições de temáticas para o RS Innovation Stage estão abertas até 24 de fevereiro. Para participarem, startups, empresas, universidades e outras instituições devem enviar uma proposta para análise do Conselho Curador (Decreto 57.865, de 8 de novembro de 2024, e Portaria Sict 064/2024), coordenado pela Sict. Os selecionados serão informados, por e-mail, a partir de 12 de março.

Formulário de inscrição

A secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia, Simone Stülp, salientou que os debates sobre as mudanças climáticas também vão acontecer no palco do governo. “O tema das mudanças climáticas e da sustentabilidade estará no centro das discussões, conforme priorizado pelo governador Eduardo Leite. Passamos por eventos extremos e queremos que o nosso Estado se torne uma referência para como se deve trabalhar em momentos assim”, disse.

Trilhas de conteúdo

A edição de 2025 do South Summit Brazil terá como mote “Para além da resiliência”. Haverá cinco grandes trilhas de conteúdo abrangendo diversos temas: Sustentabilidade (incluindo agtechs, resiliência climática, transição energética, ESG, netzero e foodtechs); Digitalização (fintechs, segurança cibernética, inclusão digital e indústria 4.0); Ecossistema (startups, investimentos, futuro do trabalho e colaboração entre o ecossistema); Transformação Social (educação, bem-estar, ética governamental e diversidade e inclusão); e Tecnologia de Ponta (biotechs, indústria 5.0, phygital e quantum).

Edição 2024

No ano passado, o South Summit Brazil foi realizado entre 20 e 22 de março e foi marcado por recordes. O evento reuniu 23,5 mil pessoas, de 55 países, e fundos de investimento com mais de 213 bilhões de dólares. Realizado no Cais Mauá, em Porto Alegre, o SSB recebeu mais de 900 investidores, 140 fundos de investimento nacionais e internacionais, mais de 800 palestrantes, 7 mil empresas e mais de 3 mil startups.

O palco do governo gaúcho no SSB também contou com intensa programação na edição passada com mais de 40 painéis e 160 palestrantes. A transferência do palco do governo para um dos armazéns foi uma das novidades da edição.

Na Competição de Startups, a healthtech Ostera, de Porto Alegre, ganhou na categoria Mais Escalável. A startup conta com recursos do governo do Estado para o desenvolvimento de seu projeto. Os aportes foram destinados por meio de editais e programas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (Fapergs) e da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict), demonstrando a importância do investimento do Executivo estadual para o crescimento do ecossistema de inovação.

Além da Ostera, outras quatro startups foram premiadas: três são do Brasil e uma do Chile. A Cromai, que atua no setor agrícola e tem base em São Paulo (SP), foi a vencedora da categoria Destaque. Também da capital paulista, a B4Waste foi eleita a Mais Sustentável. A IBBX, de Capivari (SP), foi escolhida a Mais Inovadora. E a PhageLab, do Chile, também uma healthtech, venceu na categoria Melhor Time. Ao todo, mais de 2 mil startups de 81 países se candidataram para a competição em 2024.

Fonte: Secretaria de Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul

Fotos: Reprodução/Lauro Alves-Secretaria de Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul

 

error: Conteúdo Protegido