Palestra com Cristiane Ribas Machado ocorreu na noite de quinta-feira, dia 23, e fez parte das ações da campanha ‘Bento Natal Premiado 2023’ para preparar o comércio local para as festas de final de ano
Propor uma reflexão sobre o papel do Visual Merchandising para potencializar as vendas de final de ano foi a missão da especialista em Planejamento de Negócios Cristiane Ribas Machado durante um encontro promovido pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Bento Gonçalves na noite de quinta-feira (23). A conversa teve como foco tratar da importância dessa ferramenta de marketing visual para o Natal e as festas comemorativas que se aproximam.
A palestra contou com um público atento, majoritariamente formado por profissionais do comércio local, que puderam conferir excelentes orientações passadas pela especialista. “O Visual Merchandising desempenha um papel fundamental, pois vai além de simplesmente expor produtos. Essa prática se torna uma ferramenta poderosa para criar experiências que cativam os consumidores, despertando emoções e associando os produtos ao espírito festivo. Costumo dizer que para um produto ter alma e contar uma história, é importante que a gente o coloque de uma forma diferenciada. A alma do produto é criada pelo Visual Merchandising”, disse Cristiane.
A decoração temática, a disposição estratégica dos produtos, a iluminação e a ambientação criam um cenário que não apenas atrai a atenção, mas também influencia o comportamento de compra. “Um Visual Merchandising bem executado nesses momentos sazonais não só atrai movimento para as lojas, mas também promove uma atmosfera acolhedora e familiar, incentivando os consumidores a permanecerem mais tempo, explorarem os produtos e, consequentemente, aumentarem as vendas. Essa estratégia cria uma conexão emocional entre os clientes e a marca, estimulando o engajamento e fidelidade a longo prazo”, apontou.
Com expertise nacional e internacional em planejamento estratégico, pesquisa de tendências e negociação de compras, a palestrante também ressaltou o fato de que é preciso mostrar ao consumidor que o produto existe e que é necessário. “Quando o cliente não sabe que existe, a gente divulga, mostra e cria uma necessidade. Geramos a vontade de consumir. O produto só existe quando contamos uma verdadeira história pra ele. É o merchandising de dentro pra fora, é a pontinha do iceberg, a cereja do bolo”, destacou.
A palestra fez parte da programação da campanha ‘Bento Natal Premiado 2023’, e ocorreu no Auditório da Agência da Sicredi Agro em Bento Gonçalves – contando, também, com a arrecadação de alimentos não-perecíveis para doação. A realização foi da CDL-BG, com patrocínio do Sicredi e apoio do Sebrae.
Fonte e foto: Exata Comunicação – Bárbara Salvatti
PG
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor