Com participação de 2,5 mil expositores, recorde de presença de 6.696 animais e de 456 agroindústrias familiares, a 48ª Expointer começa neste sábado (30/8), no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. Considerada a maior feira agropecuária a céu aberto da América Latina, o evento reúne mais de 800 eventos e atrações ao longo de nove dias, incluindo ampliação e recorde no número de expositores em várias áreas, consolidando-se como uma vitrine do agronegócio, da inovação e da importância do campo.
Além de movimentar o setor agropecuário, a Expointer também é palco da atuação do governo do Estado, que conta com diferentes espaços voltados à interação com o público, agendas institucionais e iniciativas de comunicação. Entre eles, o estande do governo, localizado no Pavilhão Internacional e que concentra ações de aproximação com os visitantes e encontros institucionais.
Já a Casa da Secretaria da Comunicação (Secom) e a Casa da TVE/Rádio FM Cultura funcionam como estruturas de trabalho das equipes de comunicação do governo e das emissoras públicas, com produção de conteúdo e transmissões realizadas diretamente do parque. Também há a Casa do Governador, destinada a compromissos oficiais e reuniões do governador Eduardo Leite durante a feira.
Estande do governo
Principal espaço do governo estadual na Expointer, o estande tem 400 metros quadrados e traz novidades para esta edição. A estrutura conta com a Sala Invest RS, destinada a reuniões, além de outros dois ambientes que também podem ser utilizados para encontros. Totens da GurIA, assistente virtual com inteligência artificial, estão disponíveis para responder dúvidas sobre políticas públicas e ações do Plano Rio Grande. Neste ano, o pavilhão também oferece um local para os visitantes prepararem seu chimarrão e aproveitar enquanto visitam a feira.
O espaço conta ainda com duas áreas voltadas a palestras e a painéis. A Arena, em formato aberto, dispõe de arquibancada em degraus para até 60 pessoas. Já o auditório principal, com capacidade para 86 lugares e estrutura de acessibilidade, é utilizado para lançamentos, anúncios e outras atividades do governo.
Casa da Secom
Localizada em frente à pista central da feira, a Casa da Secom tem estações de trabalho e cabines para transmissões de rádio, além de um auditório com capacidade para 45 pessoas. O espaço atende as equipes de comunicação do governo e jornalistas credenciados. Neste ano, a área externa foi ampliada com um deck e bancos para convivência, além de uma arquibancada onde são realizados encontros com comunicadores.
TVE e FM Cultura

A TVE e a FM Cultura estão presentes em estrutura própria dentro do parque, de onde produzem conteúdos e realizam transmissões ao vivo de programas.
Texto: Thales Moreira/Secom
Edição: Secom
Fotos: João Pedro Rodrigues/Secom
Alunos dos Anos Iniciais da EMTI São Roque são contemplados pelo Projeto Cultural Trânsito
Semana da Pátria será aberta oficialmente em 1º de Setembro, na Via Del Vino
Casa das Artes: exposição “Das Artérias ao Mangue”, de Jaque Pauletti, abre em 04 de setembro