A partir de 2020, variedades passam a integrar a maior prova às cegas de vinhos brasileiros disponíveis no mercado, assim como o espumante tinto. Prazo para as amostras chegarem ao Rio de Janeiro segue até o dia 09 de outubro
A partir de 2020, a Grande Prova Vinhos do Brasil passa a incluir em suas 45 categorias os vinhos orgânicos, biodinâmicos e naturais, reunindo as opções tintos, brancos e espumantes. A iniciativa mostra que a maior prova às cegas de vinhos brasileiros disponíveis no mercado, iniciada em 2012, está constantemente atenta aos movimentos do setor vitivinícola nacional e na vanguarda: em 2016 incluiu os sucos de uva na prova às cegas e em 2019 foi a vez do Bag In Box entrar na disputa.
O cultivo de vinhos orgânicos, biodinâmicos e naturais prega conceitos de uma agricultura sustentável, apenas o manejo por meio de produtos naturais, sem o uso de pesticidas.
O presidente do júri, Marcelo Copello, exalta que a maior e mais respeitada prova às cegas de vinhos disponíveis no mercado nacional, inclui, de forma inédita quatro novas categorias. “As empresas vinícolas que já produzem esses vinhos e o espumante tinto terão a oportunidade, nesta 9ª GPVB, de participar, portanto, podem realizar a inscrição, de forma gratuita. As amostras precisam ser recebidas até o dia 09 de outubro”, observa.
Interessados em participar podem solicitar a ficha de inscrição pelo gpvb@bacomultimidia.com.br
A cada edição, o certame comprova sua influência por meio do aumento exponencial de amostras: em 2012 recebeu 284 amostras de vinhos de 46 vinícolas, atingindo em 2019 seu o recorde absoluto de 1072 amostras, com números auditados, sendo 1034 vinhos e 38 sucos de uva, de 122 vinícolas.
Sergio Queiroz, jurado e sócio-diretor do Grupo BACO, observa que a GPVB tem sido vanguardista em uma série de aspectos no quesito de avaliação de vinhos brasileiros no mercado. “Em 2016, iniciamos a avaliação de vinhos bag in box, nunca antes realizada no Brasil, assim como também aceitamos os vinhos em lata, produto que tem sido muito bem aceito pelo consumidor. Dessa forma, além de validarmos produtos que estão no mercado, apresentamos a diversidade nacional oriunda da uva”, completa.
Conheça os apoiadores da 9ª GPVB
Associação Brasileira de Sommeliers – Rio de Janeiro (ABS-Rio); Associação Farroupilhense de Produtores de Vinhos Espumantes Sucos e Derivados (Afavin), localizada em Farroupilha (RS); Associação Gaúcha De Vinicultores (Agavi), situada em Flores da Cunha (RS); Associação de Produtores de Vinhos dos Altos Montes (Apromontes), fixada em Flores da Cunha (RS); Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale), sediada em Bento Gonçalves (RS); Associação Vinhos da Campanha, estabelecida na fronteira Oeste do RS; Associação dos Produtores de Vinhos de Pinto Bandeira (Asprovinho), situada em Pinto Bandeira (RS); Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Uva e Vinho), localizada em Bento Gonçalves (RS); Federação das Cooperativas Vinícolas do Rio Grande do Sul (Fecovinho), fixada em Farroupilha (RS); Pró-Vinho, localizada em São Paulo; Sindicato da Indústria do Vinho de São Roque (Sindusvinho), com sede em São Roque (SP); Sindicato da Indústria do Vinho, do Mosto de Uva, dos Vinagres e Beb. Derivados da Uva e do Vinho do Estado do Rio Grande do Sul (Sindivinho), sediada em Caxias do Sul (RS); Sindicato da Indústria do Vinho no Estado de Santa Catarina (Sindivinho), instalada em Videira (SC); União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra), com sede em Bento Gonçalves (RS); Vinhos de Altitude, instalada em São Joaquim (SC); Instituto do Vinho do Vale do São Francisco (Vinhovasf); e Associação Nacional de Produtores de Vinhos de Inverno (Anprovin), localizada em Caldas (MG).
Selo e premiação
A novidade da edição 2020 será a divulgação dos grandes vencedores logo após a conclusão da GPVB 2020, em evento no dia 31 de outubro, consagrando a abertura do Rio Wine and Food Festival 2020.
Sobre o Grupo BACO Multimídia
O Grupo BACO Multimídia, idealizador e organizador da Grande Prova Vinhos do Brasil, é uma empresa de comunicação, consultoria e inteligência de mercado que tem na geração de conteúdo e nos eventos sua plataforma de atuação. É responsável pela edição da revista BACO, do Anuário Vinhos do Brasil, entre outros produtos editoriais, além de uma série de eventos no Brasil e no exterior. Destaque para o Rio Wine and Food Festival, que vem sendo realizado há sete anos na cidade do Rio de Janeiro.
Conheça as categorias que serão avaliadas
1- Espumante Brut Branco Champenoise
2- Espumante Brut Branco Charmat
3- Espumante Brut Rosé Champenoise
4- Espumante Brut Rosé Charmat
5- Espumante Extra-Brut Branco (Charmat e Champenoise)
6- Espumante Extra-Brut e Nature Rosé (Charmat e Champenoise)
7- Espumante Nature Branco (Charmat e Champenoise)
8- Espumante Prosecco/Glera (Charmat e Champenoise)
9- Espumante Demi-Sec Branco Champenoise
10- Espumante Demi-Sec Branco Charmat
11- Espumante Moscatel Branco
12- Espumante Moscatel e Demi-Sec Rosé (Charmat e Champenoise)
13- Espumante Tinto
14- Branco Chardonnay
15- Branco Sauvignon Blanc
16- Branco Gewurztraminer
17- Branco Riesling Itálico e Renano
18- Branco Moscato
19- Branco Viognier
20- Branco de Outras Castas e Cortes
21- Tinto Cabernet Sauvignon
22- Tinto Merlot
23- Tinto Tannat
24- Tinto Cabernet Franc
25- Tinto Pinot Noir
26- Tinto Syrah
27- Tinto Marselan
28- Tinto Malbec
29- Tinto Touriga Nacional
30- Tinto Teroldego
31- Tinto Sangiovese
32- Tinto Tempranillo
33- Tinto Ancellotta
34- Tinto Petit Verdot
35- Tinto de Outras Castas
36- Tinto Cortes
37- Tinto Super Premium (acima ou igual a R$ 150)
38- Rosé
39- Doces e Fortificados
40- Suco de Uva Integral Branco
41- Suco de Uva Integral Tinto
42- Orgânicos/naturais/biodinâmicos tintos
43- Orgânicos/naturais/biodinâmicos brancos
44- Orgânicos/naturais/biodinâmicos espumantes
45- Bag in Box
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor