Ao todo, 131 produções foram inscritas no festival
Pelo quarto ano consecutivo, o CineSerra – Festival do Audiovisual da Serra Gaúcha bateu recorde no número de inscrições, consolidando o evento como um dos mais importantes do gênero na região sul do Brasil. Ao todo, foram 131 trabalhos inscritos na oitava edição, seis a mais do que no último ano. No certame Estadual, o maior número de inscritos foi na categoria de ficção, com 30 trabalhos. Já no certame Regional, a categoria com mais inscrições foi a de videoclipes, com 26 produções.
O interesse no certame Estadual evidencia o crescimento do Festival em municípios além da Serra Gaúcha, uma vez que nesta edição estão inscritas produções de 30 cidades do estado. Outro dado importante é que 86% dos trabalhos inscritos no festival foram produzidos e/ou finalizados após o mês de março de 2020, ou seja, no período de pandemia. Apenas 14% dos projetos inscritos foi finalizado anteriormente à Covid-19.
No total, foram 73 inscritos para o certame Estadual, sendo 30 projetos de ficção, 22 videoclipes e 21 documentários. No certame regional, foram 26 videoclipes, 17 ficções e seis documentários. No certame de Webséries, foram inscritas nove no total, sendo sete ficcionais e duas não-ficcionais.
Com sede em Caxias do Sul, o Festival acontece de 12 a 27 de junho de 2021. O Cineserra contará também com exibições em Porto Alegre, Torres, Gramado, Canela, Nova Petrópolis, Flores da Cunha, Bento Gonçalves, Garibaldi e Cotiporã. O Festival premiará o Melhor Filme de Ficção, Melhor Documentário, Direção, Roteiro, Fotografia, Direção de Arte, Edição, Trilha Sonora, Ator, Atriz e Desenho de Som. Os videoclipes serão classificados em primeiro, segundo e terceiro colocados, além da possibilidade de Menção Honrosa. Além disso, haverá o Prêmio Popular, decidido pelo público mediante enquete online. No concurso de Webséries, serão premiadas a Melhor Websérie Ficcional e a Melhor Websérie Não-Ficcional.
Os recursos para a realização do evento foram captados por meio da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) de Caxias do Sul. Nesta edição, os parceiros culturais são Empresas Randon, Instituto Elisabetha Randon e BitCom.
Sobre o CineSerra
O CineSerra é uma mostra competitiva de cinema, que conta com financiamento da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) de Caxias do Sul. O projeto, cuja primeira edição foi realizada em 2013, tem o objetivo de dar visibilidade e agregar valor à produção audiovisual independente. Serão destacadas e premiadas produções em âmbito regional (Nordeste do RS) e estadual (RS), em concursos paralelos, além da categoria websérie que abrangerá trabalhos de todo o RS. O evento também oferece workshops sobre tópicos relativos à produção audiovisual com profissionais da área. À frente do projeto estão os produtores culturais associados Leandro Daros, diretor artístico, e Claudio Troian, diretor operacional.
Fonte: Dinâmica Conteúdo Inteligente
Evento alusivo a Semana Nacional de Trânsito vai reunir mais de 900 pessoas em caminhada no bairro São Roque
Identificado casal que morreu em grave acidente no trevo São José, em Carlos Barbosa
Encontro da Mulher Empreendedora conecta negócios, tecnologia e futuro