Na última terça-feira (22), ocorreu na Universidade de Caxias do Sul – Campus Bento Gonçalves, o encerramento das oficinas para a classe docente da rede pública de ensino. Foram dois dias imersivos, onde, aproximadamente, 800 professores participaram de temas contemporâneos para o ensino e aprendizagem. Neste ano, foram ofertadas 16 oficinas, sendo 12 oficinas ministradas pelo Instituto Brasil Solidário – IBS, e 04 oficinas realizadas pela Editora Moderna, parceiros da Secretaria de Educação. Dentro do planejamento pedagógico, são necessárias estratégias que promovam o seu protagonismo frente às demandas e mudanças constantes na sociedade atual.
Aline Paraschin, Diretora de Produções e Projetos do IBS, reflete sobre como as oficinas fortalecem o pensar diferente, o fora da caixa. “É trabalhar a ludicidade e interdisciplinaridade. Por exemplo, posso incorporar a fotografia nas aulas de Geografia: como o aluno vai registar uma planície. É aguçar o olhar para outras práticas”.
No cardápio plural das oficinas ofertadas, os professores puderam escolher desde Jornal Escolar até Inteligência Artificial, de Música a Educação Financeira, criar um Livro Ilustrado a Psicomotricidade: propostas que ampliam o escopo da aprendizagem e criam novas possibilidades de trabalhar em sala de aula, tudo conforme as necessidades dos professores.
Luciane Sberse leciona para os Anos Iniciais e Finais na EMTI São Roque. Ela participou da Mediação de Leitura para a Primeira Infância e de Criatividade. “Foi muito importante, pois nos auxilia muito a elaborar ideias novas e precisamos estar constantemente nos atualizando”, salienta.
A secretária de Educação Andreza Peruzzo destaca a importância da programação formativa. “Foram dois dias de ações exitosas com profissionais de vários lugares do Brasil, uma troca intensa de experiências e o resultado foi repleto de significado. Agradecemos pela valiosa parceria nas formações continuadas dos nossos professores, o que vem contribuindo significativamente para o fortalecimento da prática pedagógica, rumo para uma educação acolhedora e transformadora”.
As formações seguem durante o recesso escolar, sendo que no dia 24 de julho ocorre a capacitação “Boas Práticas de Manipulação de Alimentos”, para as merendeiras; e nos dias 28 e 29 de julho, capacitação para os auxiliares educacionais e monitores.
Fonte e foto: Assessoria de Comunicação Social – Prefeitura
PG
Rádio Difusora realiza a premiação do vencedor da campanha “Heróis da Estrada e da Terra”
Estado paga mais um lote de beneficiários do Programa Volta por Cima
Governador participa da formatura de novos soldados e entrega viaturas à Brigada Militar