O 7º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano (FSBBB) vai reunir, em Bento Gonçalves (RS), de 8 a 10 de abril, mais de 700 pessoas entre especialistas, produtores de biogás, pesquisadores e representantes dos setores público e privado. Um dos principais eventos voltados à cadeia do biogás retorna ao Rio Grande do Sul, estado que se recupera da cheia histórica de 2024. Na programação, o Fórum reforça temas sobre contribuições do setor para a redução de emissão de gases de efeito estufa e geração de energia limpa, utilizando resíduos orgânicos urbanos, industriais e da agropecuária.
“Biogás e resiliência climática” é o tema do primeiro painel, no dia 8 de abril. Outros temas que enfatizam a importância da cadeia do biogás para o meio ambiente, também estão na programação e tratam de ativos ambientais e certificados verdes, agenda global de biogás e culturas energéticas.
“Temos a oportunidade de mostrar que o biogás é uma grande possibilidade para a produção de energia limpa no Brasil. Plantas de biogás permitem um processo de destinação dos resíduos e também a redução do impacto ambiental”, ressalta a coordenadora do 7º Fórum, pesquisadora Suelen Paesi, da Universidade de Caxias do Sul.
Ela observa que o evento em Bento Gonçalves apresentará contribuições do biogás aos temas que também estarão no foco da COP30, que vai acontecer no Brasil, em Belém (PA), em novembro. O biogás é um processo no qual as bactérias decompõem a matéria orgânica e gera um composto de alta energia chamada metano, que pode ser convertido em energia elétrica, térmica e veicular.
“A captura do metano para a transformação em energia verde é importante para a redução dos gases de efeito estufa e isso é uma forma de diminuir as emissões de carbono, diminuir o aquecimento global e os efeitos das mudanças climáticas,” explica a coordenadora do 7º Fórum.
O 7º FSBBB reunirá representantes do setor produtivo, empresas, órgãos públicos, instituições de ensino e de cooperação internacional para discutir o potencial do biogás e do biometano na transição energética, descarbonização da indústria e desenvolvimento regional sustentável.
Programação – O FSBBB terá dez painéis, nos dias 8 e 9 de abril (terça e quarta-feira). A cerimônia de abertura será às 9h. O painel 1, na manhã do dia 8, será sobre “Biogás e Resiliência Climática”, às 9h30.
Além do Brasil, nove países estarão representados no evento, expondo equipamentos e projetos no Espaço de Negócios, com mais de 50 marcas mostrando oportunidades no mercado global de energias renováveis, na busca pelo desenvolvimento do setor do biogás como uma solução ambiental e como negócios e investimentos.
A programação incluirá ainda a premiação Melhores do Biogás Brasil, que destaca iniciativas bem-sucedidas no setor; o Momento Startups do Biogás, para que empresas apresentem seus projetos de inovação. O último dia, 10 de abril, é reservado às visitas técnicas, para os participantes conhecerem, na prática, o funcionamento de plantas produtoras de biogás e biometano, em três roteiros que contemplam iniciativas na área industrial e na pecuária – resíduos sólidos urbanos, de agropecuária e agroindústria.
Realização – O Fórum tem como instituições realizadoras a Universidade de Caxias do Sul (UCS), de Caxias do Sul (RS), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa Suínos e Aves, de Concórdia (SC) e o Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás), de Foz do Iguaçu (PR). A organização é da Sociedade Brasileira dos Especialistas em Resíduos das Produções Agropecuária e Agroindústria (SBERA).
SERVIÇO:
O quê – 7º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano (FSBBB)
Onde – Dall’Onder Grande Hotel, Rua Herny Hugo Dreher, 197, Bento Gonçalves – RS
Quando – De 8 a 10 de abril, e com eventos paralelos no dia 7 de abril
Informações: biogasebiometano.com.br
Inscrições: esgotadas
Assessoria de Imprensa do 7º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano
Unidade de Valorização Sustentável Minas do Leão, em Minas do Leão (RS), será uma das plantas de biogás visitadas durante o Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano
Foto: Juliano Mendes/Divulgação CRVR
146ª Romaria de Caravaggio e o que você precisa saber!
“Negligência total”: Polícia Civil indicia três pessoas em inquérito sobre acidente com ônibus da UFSM ocorrido em Imigrante
Ponto de apoio da UCS em Caravaggio recepciona romeiros com ações na área da saúde