Neste sábado e domingo (27 e 28), a Rua Coberta vai ser o palco para bailarinos e bailarinas de diversas escolas e estilos do município. A 7ª Mostra Bento-gonçalvense de Dança já virou uma tradição do cenário cultural de Bento Gonçalves, evidenciando a valorização e o reconhecimento dos talentos locais dessa expressão artística universal. Bento já tem uma trajetória rica na área e a Mostra evidencia essa característica vibrante e fascinante dos passos e coregrafias que são praticados dentro dos estúdios, dos salões, dos espaços destinados à dança.
Do clássico ao contemporâneo, do folclore ao tradicionalismo, do breaking ao ballet, da dança árabe à dança de salão, tem-se um recorte da produção e do envolvimento dos bailarinos e bailarinas ao se expressar por meio do corpo. E quem sempre ganha é o público que, emocionado, vibra a cada momento de lirismo, de vibração, das possibilidades de fazer arte com o corpo. A Mostra Bento-gonçalvense de Dança vai mostrar isso e muito mais.
Para Amanda Khalil Suleiman Zucco, coreógrafa e diretora do grupo Elas, Diversas, “a mostra de dança representa um momento de conexão única entre os bailarinos e o público, onde as composições ganham vida e os espectadores podem vivenciar um diverso repertório de expressões artísticas”.
Ainda, amanda evidencia sobre a importância do evento para a área e para a experiência do espectador. “Além disso, a mostra assume um lugar de prestígio tanto para a comunidade artística como para a visibilidade cultural da cidade. Nesse espaço, ocorre uma troca profunda e poderosa, que realça a importância do evento: bailarinos e espectadores se nutrem dessa sinergia que os envolve, provocando outros sentidos e possibilitando experiências pessoais memoráveis aos participantes. Portanto, a vivência artística está além do palco: ela é capaz de ecoar na vida humana”.
Rafael Fronza Pires é coordenador do Grupo de Artes Nativas Rastros do Tempo que se apresenta pela segunda vez no evento. “No meu entender é uma das oportunidades da comunidade bento-gonçalvense ter acesso aos grupos e a diversidade que existe na cidade. São vários estilos, vários ritmos, e essa mostra, essa mescla é muito legal. Parabenizo a organização, pois vai somar para todos os grupos estar nessa fusão, nessa integração, nesse final de semana. Estamos muito contente por participar novamente”.
A 7ª Mostra Bento-gonçalvense de Dança conta, ainda, com food truck, cervejaria, artesanato e brinquedos infláveis.
Programação
27 de abril
15h15 – Grupo Elas Diversas – Disco Dance
15h30 – Company Dance – Jazz, Dança de Ritmos, Jump, Dança de Salão e Pop Kids
16h15 Via Attiva Espaço da Dança – Dança de Salão (Zouk, Soltinho, forró e Samba) e Kpop
17h – Cris Bristot Escola de Dança – Ballet Clássico, Ritmo’z, Dança Kids e Danças Urbanas
17h45 – Essenci Dança e Movimento – Ballet Infantil, Dança de Salão, Dança do Ventre, Folclore Árabe e Tribal Fusion
18h30 – Studio de Dança Nina Aver – Flamenco, Ballet, Jazz e Danças Urbanas
28 de abril
15h – Maturidade Urbana – Dança Urbana
15h30 – Bailarte Escola de Ballet – Ballet Clássico
16h – Sala de Ensaio – Ballet Neoclássico, Dança Contemporânea e Jazz Contemporâneo
16h45 – Grupo Fabemballare – Dança Folclórica Italiana
17h30 – P1Oito – Danças Urbanas (Adulto/Juvenil/Infantil) , Pagode e Sertanejo, Heels Dance, Sensual Hip Dance, Jazz Funk
18h15 – Rastros do Tempo Artes Nativas – Dança Gaúcha e Latina
19h – Nest Support – Breaking
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves