6º BCOM completa 44 anos de atividades em Bento Gonçalves

Na manhã desta quarta-feira, dia 20, ocorreu nas dependências do 6º Batalhão de Comunicações (6º BCOM) a formatura de 44 anos da corporação em Bento Gonçalves. Estiveram presentes diversas autoridades políticas, como os prefeitos de Bento Gonçalves e Carlos Barbosa, Guilherme Pasin e Evandro Zibetti, respectivamente, autoridades religiosas, ex-soldados e comandantes de organizações militares,  além da comunidade em geral.

A solenidade ocorreu com a apresentação da tropa do 6º BCOM para o General de Brigada Ernesto de Lima Gil, Comandante da 8ª Brigada de Infantaria Motorizada, e o comandante do batalhão, tentente-coronel Nelson Marinho de Bastos Júnior, e seguiu com homenagens e entrega de certificados de “Amigo do Batalhão”. Após os pronunciamentos e a formatura, ocorreu ainda a inauguração de um monumento ao 3º Batalhão de Comunicações do Exército (3º BCOM EX), que ocupou as instalações após a saída do antigo batalhão ferroviário, até a chegada do 6º BCOM, no início da década de 1970.

Após, os presentes foram convidados para um coquetel realizado no CTG do batalhão. A solenidade teve a presença do próximo comandante do 6º BCOM, tenente-coronel Alexandre Salles de Souza, que assume no próximo dia 6 de dezembro, em substituição ao tenente-coronel Marinho.

História do 6º Batalhão de Comunicações

As instalações ocupadas pelo 6°BCom remontam às do 1°Batalhão Ferroviário (10°BEConst) que, vindo de Santiago-RS, permaneceu em Bento Gonçalves no período de 25 fevereiro de 1943 a 28 de fevereiro de 1971, quando foi substituído pelo 3° Batalhão de Comunicações de Exército (3°BCom) que, vindo de Rio Negro-PR, ocupou provisoriamente o aquartelamento entre 16 de março de 1971 a 22 fevereiro de 1976.

Antes de ser denominado 6°Batalhão de Comunicações, era nomeado de 6°Batalhão de Comunicações Divisionário, antigo 6°BComDiv, a nomenclatura foi alterada pela portaria n° 364 do Comandante do Exército, de 9 de julho de 2003. A partir de 1°de novembro de 2014, passou a apoiar à 8ª Brigada de Infantaria Motorizada, pois teve sua subordinação alterada devido a desativação da 6ª Divisão de Exército, a quem prestava apoio de comunicações.

A portaria n° 087-EME, de 28 de abril de 2015, aprovou as diretrizes para a Reestruturação do 6° Batalhão de Comunicações e as portarias n° 707 e n° 708, de 23 de junho de 2015 aprovaram as diretrizes para a criação e respectivamente, das Companhias de Comunicações da 8ª Brigada de Infantaria Motorizada e da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada.

error: Conteúdo Protegido