4º Encontro de Quimbandeiros reuniu mais de 350 pessoas

Evento também prestou homenagens pelo apoio na criação do Conselho Municipal de Povos Tradicionais de Matriz Africana e suas atividades

No último sábado (29), ocorreu na Praça CEU, o 4º Encontro de Quimbandeiros promovido pelo Conselho Municipal de Povos de Matriz Africana com apoio da Secretaria de Cultura. No evento compareceram mais de 350 mães e pais de santo, dirigentes de Casas de Axé, chefes de Quimbanda, Babalorixás, Yalorixás, entre outros participantes da cidade, também de municípios como Caxias do Sul, Farroupilha, Nova Bassano e Garibaldi.

O 4º Encontro de Quimbandeiros prestou homenagens às autoridades públicas e privadas que apoiaram a criação do Conselho, em 2018, o qual garante a livre manifestação das expressões religiosas e artísticas, garantindo a sua inviolabilidade, segurança e igualdade. Na ocasião, foi lido um manifesto sobre a intolerância religiosa que as casas sofrem e lutando contra a invisibilidade, e de como o Conselho foi uma importante conquista que tem fortalecido a preservação dos povos de Axé. Receberam as condecorações o Secretário de Cultura, Evandro Soares, o Secretário de Esportes e Desenvolvimento Social, Eduardo Virissimo, a primeira presidente do Conselho, Mãe Lisi D’Yemanjá, os fundadores do Movimento Negro Raízes, Marcus Flávio Dutra Ribeiro e Solana Corrêa, e a presidente da Sociedade 20 de Novembro, Zilda Marques Da Silva Nuncio.

A presidente do Conselho, Odília Mara da Rosa, conhecida como Mãe Neka, está terminando o seu mandato. Em seu discurso enfatizou o direito à dignidade e de não ocupar mais as margens da sociedade. “Por mais que soframos intolerância e discriminação, o nosso encontro de hoje demonstra que unidos somos mais fortes. A minha gratidão a todos que estão nos apoiando e dizer que estou saindo com o sentimento de dever cumprido e vamos a luta pela regulamentação de nossas casas”.

Evandro Soares, que também é vice-presidente do Conselho, ressaltou sobre a necessidade de respeito à democracia da convivência. “Nosso município é muito forte em sua diversidade cultural e o nosso desafio é equilibrar a atenção e valorizar todas as manifestações de nossa cidade. Bento Gonçalves é um dos poucos municípios que possui um Conselho de Povos de Matriz Africana, com o objetivo de termos diretrizes e competências para valorizar as casas, a história de cada um, a cultura, a tradição ancestral. O 4º Encontro de Quimbandeiros marca o que a gente acredita e vive para continuar trabalhando, para que as pautas possam ser contempladas. É preciso não desistir”.

Em breve, será anunciada a data para a próxima Conferência Municipal de Povos de Matriz Africana para eleição da nova gestão.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura