47ª Expointer começa com foco na reconstrução e retomada

Passava um pouco das 8h quando os portões da 47ª Expointer abriram-se ao público que já formava fila neste sábado (24/8), em Esteio. Os secretários da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, Clair Kuhn, e de Desenvolvimento Rural, Vilson Covatti, a subsecretária do Parque de Exposições Assis Brasil, Elizabeth Cirne-Lima, e o prefeito de Esteio, Leonardo Pascoal, fizeram a abertura simbólica.

 

Abertura portões 47 Expointer c
Os secretários Kuhn e Covatti, mais a subsecretária do Parque, Elizabeth, abriram oficialmente os portões do parque – Foto: Jürgen Mayrhofer/Secom

 

Dentro do parque, as pessoas foram recepcionadas com músicas alemãs da Bandinha Santa Cecília, de Bom Princípio, e com a apresentação de um grupo de dança folclórica gaúcha de Encruzilhada do Sul. Os primeiros que chegaram eram, em sua maioria, trabalhadores da Expointer, mas também teve gente que acordou cedo para prestigiar o evento, como o funcionário público Adair Bamberg, de Gravataí, que estava desde antes das 8h na fila. “Gosto de olhar as máquinas agrícolas e suas tecnologias”, afirmou.

O secretário Kuhn disse que abrir os portões da feira é abrir a porteira do Rio Grande do Sul para o Brasil e para o mundo. “Os visitantes que aqui chegam terão grandes negócios para executar, terão divertimento, mas também conhecimento para levar para suas casas, suas empresas e suas propriedades rurais”, comentou.

Conforme ele, a Secretaria da Agricultura e o os copromotores fizeram o seu melhor neste momento de reconstrução do Estado. “Todos que aqui chegarem vão sentir a melhoria, a reconstrução e a retomada de todos os negócios do Rio Grande do Sul”, destacou Kuhn.

Abertura portões 47 Expointer b
Antes das 8h já havia pessoas esperando para entrar no parque – Foto: Jürgen Mayrhofer/Secom

Para a subsecretária do Parque, “muito mais do que recorde de números, a Expointer apresenta um recorde de superação, de conseguir dar a volta por cima depois de toda a tragédia que nosso Estado viveu”. Elizabeth disse que pessoas de perto e de longe apoiaram, ajudando para que a Expointer acontecesse. “Estamos muito felizes com esse momento”, celebrou.

Texto: Darlene Silveira/Seapi
Edição: Vitor Necchi/Secom

Foto: Jürgen Mayrhofer/Secom

error: Conteúdo Protegido