Inspirado pelo 3º Ano Vocacional do Brasil, com uma encenação realizada pelos jovens da Paróquia São Ciro, encontro também deu abertura oficial ao jubileu dos 90 anos da Diocese de Caxias do Sul, que será celebrado em 08 de setembro de 2024
Mais um 12 de outubro celebrado com muita fé e oração pelas vocações. Assim, o 43° Encontro de Zeladoras e Zeladores de Capelinhas da Diocese de Caxias do Sul reuniu mais de 1,1 mil pessoas no Seminário Diocesano Nossa Senhora Aparecida, na solenidade da Padroeira do Brasil. Inspirados pela lema do Ano Vocacional do Brasil, “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24, 32-33), zeladoras e zeladores das sete regiões pastorais da diocese, foram acolhidos com cantos que embalaram os acenos com lenços coloridos, que representam as cores presentes no brasão da Diocese, que em 2024 celebra 90 anos de história.
O bispo diocesano de Caxias do Sul, Dom José Gislon, falou da alegria em receber a todos e convidou à oração: “Que esse dia seja marcado pela fraternidade, pela oração, pela presença materna de Nossa Senhora sobre cada um de nós, mas também pelas famílias, por todo o povo de Deus, por todas as realidades que queremos colocar diante do Senhor e da figura materna de Maria, celebrando a fé, a caminhada do povo de Deus, tendo presente toda a realidade dos flagelados das enchentes, os feridos pelas perdas, porque a história de amor de Deus conosco acontece também nesses momentos. É na realidade da nossa vida que Deus constrói a sua história conosco, por isso estou feliz vendo o rosto de vocês que representam o povo de Deus da nossa diocese”.
Ainda em sintonia com o Ano Vocacional, conduzidos pelo coordenador de Pastoral, padre Leonardo Inácio Pereira, e pela irmã Eliete Dal Molin, da congregação das Irmãs de São José e motivados pela encenação realizada por jovens da Paróquia São Ciro, os presentes foram convidados a fazer memória da passagem bíblica que tem como cenário o caminho de Emaús. Puderam rememorar a sua própria experiência pessoal com Jesus: quando, onde, como foi e o que esse momento representa na caminhada de cada um?
Com a cruz, o círio pascal e o Santíssimo Sacramento, isto é, Jesus presente na Eucaristia, o momento inicial de oração foi finalizado e deu lugar à celebração da Santa Missa, presidida por Dom José e concelebrada por presbíteros de diversas paróquias da Diocese. Para finalizar o período da manhã, as zeladoras e zeladores puderam partilhar o almoço servido no próprio Seminário e vivenciar momentos de convivência e descontração com a presença do padre Renato Ariotti e seu acordeom.
Na retomada das atividades da tarde, foram apresentados aos presentes os seminaristas e alguns candidatos da Escola Diaconal São Filipe, como momento de gratidão às zeladoras e zeladores e às famílias que contribuem com orações às vocações, sobretudo as sacerdotais na Diocese.
Por fim, as zeladoras e zeladores realizaram a récita do Terço vocacional pelas comunidades, famílias que recebem as capelinhas de Nossa Senhora e por toda a Diocese de Caxias do Sul. O momento foi finalizado com a oração pelas vocações.
Ao final, o bispo diocesano deu abertura oficial à comemoração dos 90 anos da Diocese de Caxias do Sul. “Quisemos dar início a esse ano jubilar hoje, aqui com vocês. Rezemos pela nossa Diocese, pela Igreja e, juntos, celebremos essa história de vida, comunhão, participação e missão do povo de Deus na nossa região”, salientou.
Texto de Daiane Bristot | Pascom da Diocese de Caxias do Sul
Foto de Felipe Padilha | Pascom da Diocese de Caxias do Sul
PG
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor