Com o tema “Reconstruir é acreditar de novo” a Famurs promoveu nos dias 16 e 17 de julho o 42º Congresso de Municípios do Rio Grande do Sul. O encontro, realizado na Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), reuniu mais de 800 pessoas, entre prefeitos, vice-prefeitos, secretários, primeiras-damas, vereadores e autoridades, além de empresas parceiras dos municípios gaúchos.
Já na abertura do evento, o presidente da Famurs e prefeito de Barra do Rio Azul, Marcelo Arruda, destacou a necessidade de se investir em obras de prevenção, já pensando em novos eventos climáticos que podem acometer o Rio Grande do Sul.
A abertura do evento também contou com a presença e manifestação de importantes lideranças, como o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski; o presidente do TCU, Augusto Nardes e o presidente do TCE-RS, Marco Peixoto.
Na sequência, a secretária do Meio Ambiente e Infraestrutura do RS, Marjorie Kauffmann, apresentou ações do Estado após o registro de eventos climáticos extremos no último ano, dando destaque para duas iniciativas ambientais: o PL da Arborização e ações para desassoreamento dos cursos hídricos gaúchos.
A programação da terça-feira contou também com o painel “Gestão estratégica para reconstrução e adaptação às mudanças climáticas”, que discutiu sobre as necessidades do RS, o papel de cada ente na reconstrução e que medidas precisam e estão sendo tomadas, a fim de preparar o estado para futuros episódios, uma vez que os efeitos das mudanças climáticas são uma realidade atual.
No painel “A efetividade da proteção social do SUAS nas situações de calamidade e pós-calamidade”, foram ressaltadas ações municipais, estaduais e federais frente os impactos da enchente de maio de 2024. Todos os debatedores apontaram a importância de respostas rápidas e efetivas, pois além de se reerguer, o RS vai servir de exemplo para o resto do país.
O primeiro dia de evento encerrou com a participação do governador Eduardo Leite, que apresentou a Carta de Serviços do Governo do RS com foco na reconstrução do estado. O documento visa compilar todos programas e políticas públicas oferecidas para as pessoas, empresas e municípios.
Na oportunidade, também foi anunciado uma nova Portaria da Saúde, que vai repassar R$ 5,35 milhões para 82 municípios O objetivo desse recurso é contribuir com pequenas reformas e reparos das mulheres de Unidades Básicas de Saúde afetadas com a enchente.
Na quarta-feira, os participantes receberam orientações da Defesa Civil Nacional sobre as possibilidades e acesso a recursos via Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec). Na oportunidade, o diretor do Departamento de Obras de Proteção e Defesa Civil Nacional, Paulo Falcão, elencou as principais solicitações recebidas pela Defesa Civil Nacional e explicou questões técnicas para a solicitação desses recursos.
A atuação dos órgãos do judiciário para o enfrentamento da calamidade também pautou um painel na programação do evento. O painel visou trazer mais segurança jurídica aos agentes públicos que precisaram, e ainda precisam, interpretar e aplicar leis de emergência para que os recursos e ajudas sejam distribuídos de maneira justa.
A programação do Congresso também trouxe alternativas para devolver dignidade às famílias afetadas, a discussão foi no painel de habitação, com representantes Secretaria Nacional de Habitação e Caixa. As portarias do Ministério das Cidades foram apresentadas aos prefeitos com a intenção de aproximar os gestores municipais das soluções de compra e venda de imóveis pelo Programa Minha Casa, Minha Vida.
Para apresentar os planos de recuperação das estradas, o secretário de Logística e Transportes do RS, Juvir Costella, participou do Congresso da Famurs e apresentou o esforço conjunto para a recuperação, mobilizando recursos federais, estaduais e municipais.
O evento encerrou com um reforço no pedido da Famurs ao governo federal para recomposição do ICMS e na prorrogação no prazo do passivo atuarial. O pedido foi realizado ao ministro de Apoio à Reconstrução do RS, Paulo Pimenta.
Parceiros apresentam soluções às prefeituras gaúchas
Para auxiliar as prefeituras gaúchas na reconstrução das cidades e na retomada econômica, a Famurs buscou para a programação do 42º Congresso de Municípios do RS empresas parceiras dos municípios que disponibilizam soluções capazes de atender as necessidades dos municípios neste momento pós-calamidade. Os serviços, programas, ações, projetos e linhas de crédito foram apresentados durante os dias de evento
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves