Desligamento do sinal analógico de TV já começou na região e será concluído em 14/3; emissoras de TV já podem transmitir a programação somente pelo sinal digital
Esta semana, a Seja Digital atingiu o patamar de 420 mil kits gratuitos distribuídos na região de Caxias do Sul. O kit é composto por antena digital e conversor com controle remoto, que permitem que televisores antigos tenham acesso ao sinal digital. Além de retirar os equipamentos, é importante realizar a instalação para vivenciar a experiência com a TV digital.
Por decisão do GIRED, Grupo de Implantação da TV Digital, os canais de TV de Caxias do Sul e de outras 106 cidades da região estão autorizados a desligar o sinal analógico desde o dia 31/1. O processo se encerra em 14 de março e após essa data, só será possível assistir à programação da TV aberta pelo sinal digital.
“O desligamento já teve início nas 107 cidades da região e, por isso, as pessoas que ainda não migraram terão que correr contra o tempo para continuar assistindo normalmente à programação”, diz o presidente da Seja Digital, Antonio Carlos Martelletto. “Estamos preparados para atender a população e auxiliá-la da melhor maneira possível para que todos estejam preparados”, afirma.
Famílias de menor renda atendidas pelos programas sociais do Governo Federal têm direito a retirar o kit gratuito, composto por antena digital e conversor com controle remoto. Para saber se tem direito, acesse o site www.sejadigital.com.br/kitou ligue gratuitamente para o número 147, com o NIS (Número de Identificação Social) em mãos.
Sobre a Seja Digital
A Seja Digital (EAD – Entidade Administradora da Digitalização de Canais TV e RTV) é uma instituição não governamental e sem fins lucrativos, responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico para o sinal digital da televisão no Brasil. Criada por determinação da Anatel, tem como missão garantir que a população tenha acesso à TV Digital, oferecendo suporte didático, desenvolvendo campanhas de comunicação e mobilização social e distribuindo kits para TV digital para as famílias cadastradas em programas sociais do Governo Federal. Também tem como objetivos aferir a adoção do sinal de TV digital, remanejar os canais nas frequências e garantir a convivência sem interferência dos sinais da TV e 4G após o desligamento do sinal analógico. Esse processo teve início em abril de 2015 e, de acordo com cronograma definido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, mais de 1300 municípios terão o sinal analógico desligado até 2018.
Impasse sobre projetos atrasa obras de proteção contra enchentes no RS
INSS identificou descontos irregulares em setembro de 2024
Estrada da Comunidade Santa Lúcia, no Vale dos Vinhedos, recebe obra de pavimentação