A Sexta feira Santa da Paixão é marcada pela realização da 40ª Romaria à Cruz do Salgado e encenação. A concentração inicia às 18h em frente à Igreja São Pedro – Salgado, com caminhada até o Morro da Cruz do Salgado, onde ocorre o espetáculo, que busca refletir o verdadeiro sentido da Páscoa: a vida, paixão, e ressurreição de Jesus.
A encenação da Paixão de Cristo ocorre com o objetivo de fomentar a religiosidade, além de fornecer atrativo turístico cênico e religioso. São 50 figurantes, entre jovens e adultos da Paróquia Santo Antônio, que preparam um espetáculo para emocionar.
14/04 – SEXTA-FEIRA SANTA
07h – Reinício da Adoração ao Santíssimo e confissões no Santuário;
09h – Via Sacra no Santuário;
15h – Liturgia da Paixão e Morte de Jesus no Santuário;
16h – Procissão do Encontro de Jesus morto e N. Sra. das Dores;
18h – 40ª Romaria à Cruz do Salgado e encenação no Morro da Cruz.
A história da Romaria ao Morro da Cruz do Salgado está ligada à história da imigração italiana na região de Bento Gonçalves. Os imigrantes chegaram na antiga Cruzinha, depois Colônia de D. Isabel e finalmente Bento Gonçalves a partir de 1875. No ano de 1899 foi cravada a Cruz de madeira, de aproximadamente 4 (quatro) metros de altura, ao lado de um marco que o agrimensor Pedro Salgado identificou como sendo o ponto mais alto de Bento.
Em 1976, Pe. Oscar Bertholdo instituiu a Romaria Motorizada à Cruz do Salgado. Também, a partir desta data foi introduzida a Bênção das ervas medicinais e da Macela (ou marcela), uma vez que na tradição popular esta deve ser colhida antes do nascer do sol da sexta-feira santa.
Em 2004, a Paróquia oficializou a Romaria ao Morro da Cruz do Salgado. Atualmente cerca de oito a dez mil Romeiros e Romeiras participam anualmente da Romaria, que faz parte do Roteiro Estadual do Turismo. A encenação da Paixão de Cristo ocorre há 25 anos, com objetivo de fomentar a religiosidade, além de fornecer atrativo turístico cênico e religioso. São 50 figurantes, entre jovens e adultos da Paróquia Santo Antônio, que preparam um espetáculo para emocionar.
Fonte: Central de Jornalismo da Difusora com informações da Paróquia Santo Antônio
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves